AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como evitar conflitos no trabalho?

Controlar os conflitos no trabalho nem sempre é tarefa fácil, mas há algumas dicas que podem ajudar a evitá-los (pelo menos alguns).

Como evitar conflitos no trabalho?
Um bom ambiente de trabalho tem um impacto direto nos níveis de produtividade e satisfação dos profissionais.

Os conflitos no trabalho são uma constante no dia-a-dia de qualquer empresa. Muitas pessoas juntas, com personalidades, ideias e opiniões distintas vão – a certa altura – discordar e originar um conflito. Mas estes conflitos, ainda que passageiros, podem ter um impacto negativo no ambiente de trabalho e até na produtividade, satisfação e desempenho dos profissionais. O truque passa por prevenir esses conflitos. Veja como.
 

4 Dicas para evitar conflitos no trabalho

Os conflitos no trabalho podem surgir pelas mais variadas razões. Se é certo que ter um grupo de profissionais diversificado, com competências, experiências, valores ou interesses distintos, pode ser imensamente vantajoso para uma empresa; também é verdade que essas diferenças podem muitas vezes despoletar conflitos. No entanto, apesar das diferenças ou motivos dos conflitos, há formas de os prevenir. Conheça algumas dicas que o podem ajudar.

 

1. Tenha atenção às regras de etiqueta

As regras de etiqueta são fundamentais no ambiente de trabalho. O cumprimento de algumas regras básicas de convivência podem ser determinantes para evitar conflitos no local de trabalho, mas também para saber lidar com eles de forma irrepreensível, caso surjam pelo caminho, e sem colocar em causa a sua imagem profissional.

 

2. Aposte numa comunicação aberta e eficaz

Saber comunicar é essencial para fomentar um bom ambiente de trabalho e prevenir conflitos. Repare. Se comunicar de forma clara e inequívoca vai evitar mal-entendidos, que podem originar os referidos conflitos. Mas não só. Ao incentivar uma comunicação aberta entre todos os elementos do grupo de trabalho vai permitir que todos deem o seu contributo. Muitos profissionais provocam conflitos, por sentirem que não são ouvidos ou que não têm abertura para partilhar as suas ideias ou opiniões, situações que podem ser evitadas se a empresa criar uma atmosfera de comunicação aberta entre os colaboradores e/ou chefias.

 

3. Resolva os problemas de forma rápida

Quando os problemas surgem no ambiente de trabalho a solução é resolvê-los de imediato e clarificar todas as questões. Um conflito mal resolvido vai levar a outro e por aí fora. Isto sem falar que vai prejudicar o ritmo de trabalho e afetar o desempenho dos envolvidos. Quando mais depressa intervir e esclarecer a situação que originou o conflito, melhor.

 

4. Evite temas/assuntos suscetíveis

Política, religião ou dinheiro, são alguns dos temas que vai querer evitar no local de trabalho. Lembre-se que cada pessoa terá as suas próprias convicções e opiniões e, por muito boa que seja a relação entre colegas, as opiniões de uns podem ser ofensivas para outros, que se podem ressentir e acabar por entrar em conflito consigo.

 

Espaço livre de conflitos

Pequenos (grandes) cuidados podem fazer toda a diferença e evitar certos conflitos, muitos deles desnecessários. Como dissemos antes, os conflitos no local de trabalho podem dever-se aos mais variados motivos, mas alguns já conhece. O que tem a fazer agora é analisar o seu local de trabalho e identificar as possíveis fontes de conflito, para os resolver e tratar de controlar “os danos”. Mas há mais. Não se esqueça de analisar também o seu comportamento e atitude no local de trabalho, para garantir que não está na origem de nenhum conflito.


Veja também: