Como evitar e o que fazer em caso de aquaplaning

Saiba porque acontece o aquaplaning, e o que deve fazer para escapar são e salvo à situação, mesmo que perca o controlo do seu automóvel

Como evitar e o que fazer em caso de aquaplaning
A calma e a frieza são essências

Aquaplaning, ou aquaplanagem, é um fenómeno extremamente perigoso que nos faz perder o controlo do carro, e que muitos condutores não estão prontos a enfrentar. Com a vinda da chuva este torna-se mais provável e como tal é preciso saber mais, incluindo o que fazer quando se deparar com o problema.


Porque acontece?

Aquaplaning ocorre quando a quantidade de água que está debaixo das rodas do carro é demasiada e impede que os pneus tenham contacto com o solo. Assim, sempre que o aquaplaning acontecer, os pneus vão apenas ter contacto com a água que não vai permitir controlo ao condutor.

Em viagem deve esforçar-se para evitar poças de água, especialmente nos primeiros minutos de chuva em que a água humedece os óleos na estrada, de modo a não arriscar perder o controlo do seu carro.  Tenha em mente que todo o cuidado é pouco.

De modo a evitar o pior, deve ir verificando a pressão dos seus pneus para que não fiquem 30% abaixo da pressão recomendada. Deve também evitar circular a alta velocidade, e ir trocando os pneus sempre que necessário para não correr perigo.

A aquaplanagem é muito perigosa pois a tentar controlar o carro o condutor pode vir a fazer verdadeiros estragos. Como tal, é preciso saber exatamente o que fazer para não piorar a situação.


O que fazer em caso de aquaplaning?

Quando há muita água na estrada, deve modera a velocidade e ter ainda mais atenção do que é habitual, agindo sempre com calma e frieza, mas sem movimentos bruscos. Se reparar estar em aquaplanagem, não deve entrar em pânico.

Se fizer tudo ao seu alcança para conseguir controlar o seu veículo só vai fazer com que a situação piore. O melhor é esperar alguns segundos para recuperar o controlo quando o aquaplaning acabar.

No entanto, enquanto ainda não controla o carro, pode sempre movimentar o volante com cuidado, sem movimentos bruscos. Assim poderá virar para não ir contra nada durante a aquaplanagem.  Não deve também utilizar os pedais, pois estes vão, por norma, fazer anda pior.

Caso seja realmente necessário usar o travão pode fazê-lo, mas com bastante cuidado. Deve apenas pressionar ligeiramente o pedal várias vezes e nunca travar a fundo.

Esta perda de controlo é uma excelente razão para praticar uma condução defensiva, especialmente em dias de chuva. Não vale a pena pôr em risco a sua segurança e a dos que o rodeiam.


Veja também: