Como evitar o barulho dos limpa para-brisas

O que fazer quando ouvir barulho dos limpa para-brisas? Saiba que a origem pode estar em vários locais e uma boa limpeza pode ser a solução. Ruídos nunca mais.

Como evitar o barulho dos limpa para-brisas
Truques e dicas para uma viagem mais calma

Para evitar o barulho dos limpa para-brisas bastam alguns cuidados básicos que, não só evitam distrações, como impedem que tanto o para-brisas, quanto o vidro fiquem irremediavelmente danificados. Só precisa de ter alguma atenção ao seu carro porque o ruído pode derivar de algo tão simples quanto ter pouca água no reservatório.
 

A origem

Antes de tudo é preciso identificar a proveniência do barulho dos limpa para-brisas, que podem resultar de vários problemas, nomeadamente: o estado do para-brisas, o motor que faz movimentar as escovas, a quantidade de água ou a condição da borracha da lâmina. Depois de identificada a fonte do problema é necessário resolver o quanto antes, para não prejudicar a visibilidade nem danificar o vidro.



Como evitar o barulho dos limpa para-brisas

 

1. Para-brisas

Por vezes a origem do barulho pode estar relacionado com o vidro. Assim, é importante limpar o vidro com pormenor e aplicar um selante, que funciona como um repelente de água.

Para limpar o vidro, pode utilizar o produto da marca Carlack, que é considerado por muitos como um dos melhores do mercado, no entanto, se prefere algo mais em conta, os produtos de limpeza à venda em grandes superfícies também servem.

Além disto, é importante confirmar se as lâminas ou os próprios para-brisas estão bem seguros. Para isso, coloque-os na posição vertical e verifique se todos os componentes estão bem presos.
 

2. Motor

Se o ruído estiver no motor dos limpa para-brisas pode ir a um eletricista para repará-lo, contudo, o mais aconselhado é a substituição do mesmo. Há várias marcas no mercado, no entanto, os preços do motor rondam os 100€ mas não se esqueça que o trabalho do eletricista não está incluído. Uma forma de poupar é procurar o motor em sucatas.

 

3. Escovas

Se verificar que o ruído está nos limpa para-brisas verifique o estado da borracha da lâmina. Experimente limpar a lâmina com um pouco de champô auto e uma esponja. Se o ruído persistir, é sinal que a borracha pode estar em mau estado. Neste caso, recomenda-se que as substitua por umas novas.

 

Dicas importantes

As lâminas dos limpa para-brisas não são tão caras quanto isso, assim, recomenda-se que as substitua uma vez por ano, antes do inverno.

Antes de avançar com a substituição de qualquer peça, lembre-se de fazer uma boa limpeza a todos os componentes. Ainda que lhe pareça que a origem do barulho dos limpa para-brisas está relacionado com algum componente, o mais certo é que uma limpeza resolva o problema, o que fica sempre mais em conta.


Veja também: