Publicidade:

Como evitar o barulho dos limpa para-brisas: 6 dicas

Quando os limpa para-brisas não estão nas melhores condições pode pôr em causa a condução. Saiba como evitar o barulho dos limpa pára-brisas.

Como evitar o barulho dos limpa para-brisas: 6 dicas
Um componente importante para a condução segura e de qualidade

Os ruídos dos limpa para-brisas podem pôr em causa a segurança e a qualidade da condução, assim como os vidros, causando danos que são evitáveis. Já lhe aconteceu estar a conduzir num dia chuvoso e notar um ruído irritante neste componente? Ou ficar com mais sujidade à sua frente do que aquela que pretende limpar? Saiba como evitar o barulho dos limpa para-brisas.

Tal como noutros aspetos da condução e da manutenção automóvel, bastar prestar atenção aos sinais e ter alguns cuidados, para evitar distrações e danos. A causa mais óbvia para o barulho dos limpa para-brisas pode parecer a sujidade ou alguma partícula ali presa, mas a quantidade de água no reservatório também pode estar na origem do problema.

Como evitar o barulho dos limpa para-brisas

limpa para-brisas

Antes de mais, é importante perceber qual é a origem do problema. Está no limpa para-brisas, nas escovas? Está a reparar em riscos no para-brisas? Neste caso é importante limpar as escovas imediatamente. Caso o ruído persista, pode ter a ver com o facto de as escovas estarem já gastas, da quantidade de água no reservatório ou do motor do limpa para-brisas.

Fique com as nossas dicas em como evitar o barulho dos limpa para-brisas.

1. Mantenha o para-brisas bem limpo e use um selante, que ajuda a repelir água e outras substâncias;

2. Se as escovas se estão a mover com dificuldade, vão fazer barulho e está na hora de as trocar;

3. Pode acontecer que ruído seja causado por defeito nas escovas, estas podem estar parcialmente deterioradas;

4. Se as escovas são novas ou ainda é cedo para as substituir, verifique se está tudo bem montado e se se movimentam em ambos os sentidos. Coloque os limpadores na vertical e coloque-os na posição correta;

5. Se o ruído tem origem no motor, pode ser necessário substituí-lo. Procure comprar o que melhor se adeque ao seu automóvel. Um eletricista pode ajudar neste sentido;

6. Uma das razões mais comuns é a falta de líquido do limpa para-brisas. Encher esse depósito pode resolver o problema.

Dicas de manutenção

As escovas de limpa para-brisas devem ser trocadas uma vez por ano, de preferência antes do inverno. Tenha atenção às necessidades de reposição do líquido de limpeza e mantenha esta parte do automóvel bem limpa. As razões para o barulho do limpa pára-brisas podem também pôr em causa a boa visibilidade na condução.

Veja também: