Como fazer a manutenção do ar condicionado do carro

Sim! O ar condicionado do carro precisa de manutenção. Saiba o que fazer para manter tudo em bom estado. Conheça também algumas dicas para evitar gastos maiores.

Como fazer a manutenção do ar condicionado do carro
O essencial para manter o A/C a funcionar na perfeição

O bom tempo está a chegar e o sol é presença inevitável desta equação e, apesar de a subida de temperaturas ser algo bastante apreciado, este fator traz alguns inconvenientes. Para combater os pontos negativos há o ar condicionado do carro. Contudo, lembre-se que este acessório também é uma grande ajuda no inverno, quando a temperatura faz tremer os dentes. 

Imagine um carro fechado, estacionado num parque sem cobertura enquanto faz as suas compras. Quando lá chega sabe que nem as melhores saunas do país podem fazer face àquelas temperaturas. E, por estranho que pareça, é nestes momentos que nos lembramos do ar condicionado. Uma aragem fresca que nos dá vida e permite que façamos a viagem sem sofrimento.

No entanto, é preciso cuidar deste salva vidas, pois não queremos apertar o botão A/C e, momentos depois, a lufada de ar fresco venha com maus cheiros ou demore demasiado tempo a tornar o ambiente agradável. O conselho é: aposte na prevenção.

O karma funciona na perfeição no que concerne à sua relação com o ar condicionado do carro. Assim, tem de lhe dar atenção para que ele seja simpático consigo. Tome conta dele que ele irá tomar conta de si. 


A manutenção

O ar condicionado do carro funciona como aquele aparelho que tem lá em casa. Logo, a manutenção é igual. 
Pelo menos todos os anos deve:
  • mudar o filtro do habitáculo
  • limpar as condutas do ar condicionado

Para fazer a limpeza das condutas há líquidos específicos para o efeito em lojas especializadas. Basta seguir as instruções para tudo voltar a funcionar como antes. No entanto, uma visita ao mecânico não será má ideia.

Caso não haja rompimento de tubos no sistema não precisa de se preocupar com o gás e óleo do ar condicionado já que este não se gasta com a utilização. Se os níveis baixarem há uma fuga e deve visitar o seu mecânico.


Dicas úteis

  • É verdade, o consumo de combustível aumenta com o ar condicionado ligado, contudo acima dos 80km/h é preferível ligar o A/C do que conduzir com os vidros abertos.

  • Se possível, ligue o ar condicionado todas as semanas, para manter o sistema oleado e para promover a circulação do gás, além de que previne que as peças fiquem ressequidas.

  • Depois de o seu carro passar uma longa jornada ao sol, deixe o ar circular com os vidros abertos um pouco antes de ligar o A/C. Desta forma a temperatura ficará perfeita em menos tempo.

  • Tenha atenção quando usar o ar condicionado diretamente para o pára brisas pois o choque térmico pode causar danos.

  • Evite colocar suportes de telemóveis nas saídas de ventilação, já que está a impedir o bom funcionamento do ar condicionado.


Veja também: