Como fazer apresentações em PowerPoint?

Há várias formas de fazer apresentações, mas há regras básicas que são estruturais para que a apresentação fique bem feita. Saiba quais são.

Como fazer apresentações em PowerPoint?
Tenha sempre presente estas dicas na altura de fazer uma apresentação

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

Para muitas pessoas, o  dia-a-dia de trabalho passa por fazer inúmeras apresentações. Seja que tema for, existem algumas regras básicas que tornam a sequência dos slides muito mais apelativa, quer na forma, quer no conteúdo.
 
Se acha que já esgotou todas as hipóteses e que não há mais truques para aplicar nas suas apresentações, desengane-se. Por vezes, é nas coisas mais simples que conseguimos fazer a diferença e brilhar na altura de apresentarmos os temas a trabalhar.
 
Neste artigo, fique a saber algumas dicas para fazer apresentações, seja em formato PowerPoint ou noutro compatível.
 

7 dicas para fazer apresentações PowerPoint infalíveis

 

1. Escolha um tipo de letra legível

Se for o caso de ter de apresentar o seu documento para uma plateia grande, convém que o tipo de letra que escolher seja legível a uma distância razoável. Não se esqueça que quem não conseguir ler o que está nos slides, acaba por perder a atenção.
Tente evitar tipos de letra estreitos ou muito elaborados, como por exemplo o Arial Narrow o Times.
 

2. Tente ser conciso 

Captar a atenção de uma audiência durante muito tempo não é tarefa fácil. Por isso mesmo, quando estiver a trabalhar na apresentação, lembre-se sempre que o melhor é ser o mais conciso possível, reduzindo o número de slides ao mínimo. Seja direto e eficaz na comunicação.
 

3. Utilize pouco texto

Qualquer slide com muito texto é logo um fator de distração e, por vezes, de confusão. Tente ter, no máximo, duas frases por slide, selecionando apenas os pontos-chave que farão depois a ponta para uma explicação mais alargada.
 

4. Coloque elementos gráficos

Uma apresentação deve ter sempre elementos gráficos a acompanhar, sejam ícones ilustrativos, infografias, imagens ou outros. A junção da parte gráfica com o texto ajuda a fazer apresentações diferenciadas e a captar a atenção do público. No entanto, não utilize imagens em excesso.
 

5. Escolha os fundos certos

Quando escolher o fundo dos seus diapositivos, lembre-se que quanto mais simples for, melhor. Para passar a mensagem, é preciso que o fundo contraste com a cor da letra, assim como com as imagens. Não utilize fundos muito elaborados. Por norma, não funciona.
 

6. Verifique a ortografia e a gramática

Nunca feche uma apresentação sem verificar assertivamente a ortografia e a gramática. Mais do que a forma, o conteúdo é o que realmente importa, por isso convém que não tenha falhas.
 

7. Não leia os slides

Se quer bilhar, nunca faça uma apresentação para a ler. Lembre-se sempre que o conteúdo dos slides deve ser sempre e apenas uma base ou um ponto de partida para o que vai dizer a seguir. Fazer apresentações para ler em público é meio caminho andado para não resultar com a plateia, que vai perder o interesse.
 
Veja também: