Como fazer backup no Android

Quantos arquivos importantes é que já perdeu por não saber como fazer backup no Android? Aprenda a prevenir-se e a evitar estes desastres.

Como fazer backup no Android
Perder arquivos importantes já faz parte do passado.

Smartphones a preços imbatíveis !Quantos tufos de cabelo é que arrancou por ter perdido este ou aquele documento? Ou aquelas fotografias? Ou aqueles contactos? Aprenda a fazer backup no Android e previna-se contra estas situações indesejadas. Não é nada de complicado e não exige uma grande aprendizagem. É, até, demasiado fácil e está ao alcance de qualquer um. Até porque perder arquivos importantes já faz parte do passado.
 

Em primeiro lugar… o que é um backup?

Um backup, ou uma cópia de segurança como já deverá ter ouvido falar, é uma cópia de dados e arquivos. Já começa a perceber porque é que se torna tão essencial? Porque você pode guardar essa cópia onde quiser! Pode guardar numa pen, num CD, na cloud… e deixar de se preocupar caso o ficheiro original se estrague ou desapareça. Esclarecido? Então vamos lá aprender como fazer backup no Android.

 

Backup na Google

Em primeiro lugar, falamos do backup oferecido pela Google que, apesar de acharmos que não é a melhor opção, é o recurso nativo que é oferecido no Android. Aceda às definições/configurações do seu smartphone Android e procure, entre as opções disponíveis, a opção de “Fazer backup e redefinir”. Aí, pode definir se pretende fazer backup de dados de apps, senhas das redes Wi-Fi, entre outras coisas. Tenha atenção à conta de backup que está definida!

 

Easy Backup & Restore

Há quem a considere a ferramenta de backup mais fácil de utilizar! A Easy Backup & Restore permite fazer cópias de segurança de apps, de mensagens, calendário, contactos… Entre muitas outras coisas. Parece que o rol de possibilidades é imenso. Para além disso, permite definir o local para onde pretende fazer o backup: Google Drive, Dropbox, cartão SD… É bastante “easy” fazer backup no Android, não é?

 

Helium

A Helium também recolhe uma grande satisfação por parte dos utilizadores. Nós também achamos que é uma opção bastante segura se quiser fazer backup dos seus arquivos. E a versão gratuita é perfeita para quem quer evitar perdas de arquivos! Pode fazer backup para o cartão SD e para o computador. Depois, é só começar a guardar cópias de segurança dos seus contactos, das suas mensagens… do que quiser!
 

Todas as dicas para o seu Smartphone com a nossa Newsletter


Veja também: