Como fazer backup no WhatsApp

Ainda não sabe fazer backup no WhatsApp? É bastante simples e pode ajudá-lo imenso com o seu smartphone.

Como fazer backup no WhatsApp
Dá um jeitão!

Fazer backup no WhatsApp pode dar imenso jeito. Serve, em primeiro lugar, para não perdermos as nossas conversas caso aconteça alguma catástrofe e, em segundo lugar, para poupar espaço no smartphone. As vantagens não se ficam por aqui mas é melhor irmos diretos ao assunto para não perdermos mais tempo. Já tem o smartphone à mão? Então vamos lá!
 

Aprenda a fazer backup no WhatsApp

1. Abra o WhatsApp no seu smartphone – este era óbvio;

2. No canto superior direito, pressione nos três pontos verticais para aceder a mais opções. Carregue em “Definições”;

3. No menu das definições, escolha a segunda opção disponível: “Conversas”;

4. Dentro deste novo menu pode ver a opção “Cópia de segurança”. Para fazer backup no WhatsApp é preciso entrar nesta opção. Aqui, pressione na opção chamada “efetuar cópia de segurança”.

Se estiver a utilizar o WhatsApp para Android, o mais normal é a app perguntar se quer fazer backup do WhatsApp no Google Drive. Por outro lado, se estiver a utilizar uma app do iOS… o que é que vai acontecer? Exatamente. Vai permitir que os dados sejam guardados num serviço de armazenamento da “nuvem”, neste caso, no iCloud.
 

Outra forma de fazer backup no WhatsApp

Dentro das Definições, escolha a opção “Histórico de mensagens”. Pode pedir para arquivar todas as conversas ou então… “Enviar o histórico por e-mail”! Esta opção permite definir quais as conversas que pretende guardar e enviá-las para o seu próprio e-mail.
 

Offline

Também é possível fazer backup do WhatsApp offline! Siga todos os passos indicados na primeira opção e depois ligue o seu smartphone ao computador através de um cabo USB. No menu principal do seu smartphone aceda ao armazenamento interno e descubra a pasta do WhatsApp. Clique em Databases e copie o arquivo msgstore.db.crypt12 para o seu computador.

Se quiser pode ainda copiar a pasta inteira, incluindo fotos e vídeos. Posteriormente, pode até transferir esses arquivos para outro smartphone seguindo os mesmos passos e utilizando o mesmo diretório. O que é que vai acontecer? Tudo o que tinha num smartphone é transferido para outro. Simples!


Veja também: