Como fazer backup dos seus dados

Sabe como fazer backup dos seus dados? Os documentos importantes, aqueles ficheiros que não pode mesmo perder… há sempre maneiras de os manter seguros!

Como fazer backup dos seus dados
Guarde os dados mais importantes

Vamos ensinar-lhe a fazer backup dos seus dados. Porquê? Porque é necessário. O mundo está cada vez mais tecnológico e são cada vez mais as pessoas que guardam documentos importantes no computador. Mas… e se o computador se estragar?
 
O seu computador pode ser infetado a qualquer altura com malware, spyware ou algum vírus. Imagina-se a perder todos os seus documentos importantes ou até mesmo aquele trabalho de meses? O seu relatório de estágio, a sua tese de mestrado ou doutoramento ou aquele livro que está a escrever? Seria o fim do mundo, decerto… Siga estes conselhos e deixe de estar sempre preocupado com essas hipóteses. 
 

Fazer backup passo a passo

 

Passo 1:

Em primeiro lugar é preciso arranjar o disco certo para guardar os seus ficheiros. Compre um se for preciso. Em relação ao tamanho do disco… tudo depende daquilo que quer guardar. Se quiser fazer backup das suas fotografias, vídeos e afins é melhor começar a pensar num disco com bastante espaço. Porém, se quiser apenas guardar as definições do seu computador para o atualizar imediatamente após cada formatação já não vai precisar de tanto espaço.
Neste caso, pode também criar uma partição à parte no seu computador se o quiser usar para fazer backup. Mas atenção… esta é uma opção bem menos segura uma vez que o disco do seu computador pode ser infetado ou danificado.
 

Passo 2:

Já sabe onde quer backup? Ligue o disco ao computador. Vamos começar! Mal ligue o disco externo ao computador deverá aparecer logo uma caixa de diálogo a perguntar-lhe o que quer fazer. Se vir bem todas as opções vai ver que o seu computador lhe vai dar a possibilidade de fazer backup ou uma “cópia de segurança”.
Se a caixa de diálogo não lhe aparecer não se preocupe. É possível aceder a esta opção através do painel de controlo, Sistema e segurança, Histórico de ficheiros.
 

Passo 3:

Escolha o disco que pretende e clique em “Ligar”. Isto deve bastar para o seu computador começar a fazer a tal “cópia de segurança”.
 
Tenha em atenção que a primeira que faz pode demorar bem mais tempo do que aquele que está à espera por isso nada como deixar o seu computador ligado durante a noite a trabalhar sozinho.
 
 

E se pudesse guardar tudo… online?

Já ouviu falar na “cloud”? Cloud que em português significa nuvem. Alguma vez pensou em guardar os seus ficheiros mais importantes na nuvem, isto é, online? Há várias maneiras de o fazer e esta é uma das formas mais seguras, a nível da manutenção dos seus ficheiros, que pode ter. Como está tudo guardado na internet, a probabilidade de os perder é quase nula.
 
Para tal, tem vários serviços:
 

Dropbox

Um dos serviços mais conhecidos é a Dropbox. Este serviço permite criar uma pasta no seu computador onde pode adicionar e remover ficheiros. Os ficheiros que estiverem dentro da Dropbox estão constantemente alojados no servidor deste serviço e pode aceder aos mesmos através do site, caso não esteja no seu computador.
Para além disso, é também possível criar uma pasta partilhada entre vários clientes da Dropbox. Quando alguém atualizar algum ficheiro, este vai ser atualizado noutro computador. Fácil, não é?
 

OneDrive

A Microsoft também procurou oferecer aos utilizadores uma forma de guardar vários ficheiros através do OneDrive. Se tiver um smartphone com Windows Phone e quiser sincronizar fotografias e outros ficheiros é no OneDrive que vai guardar tudo.
 

Google Drive

A gigante Google não quis ficar atrás e também oferece um pequeno espaço onde pode guardar os seus ficheiros, o Google Drive. Oferece isso e muito mais! Um dos principais trunfos é o Google Docs. Pode criar, editar e partilhar vários ficheiros de Word, Excel, entre outros. E pode fazê-lo em conjunto com outros. Experimente!
 
Para além destes pode experimentar também o TeamDrive, Sugar Sync, Wuala ou o Box! É só escolher.
 
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