As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

Como fazer com que as bananas durem mais tempo

Se não sabe vai ficar a saber. Vamos partilhar consigo um truque que prolonga a vida das bananas.

Como fazer com que as bananas durem mais tempo
Uma dica simples que pode evitar alguns desperdícios

Sim, é possível prolongar a vida das bananas. A verdade é que a banana é um dos frutos mais produzidos e consumidos a nível mundial. Falamos de um fruto saboroso e adorado por muitos. Mas não é o sabor que faz da banana um fruto tão apreciado. Há ainda a questão nutricional. A banana é um fruto altamente nutritivo.

Com um elevado teor de hidratos de carbono, constitui uma boa fonte energética e além disso, é rica em vitaminas, nomeadamente, vitaminas A, C, E e Vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B9), fibras e minerais como magnésio, cálcio, selénio, zinco, ferro e potássio. Mas tem um grande defeito: decompõe-se rapidamente. Há quem diga, no entanto, que afinal é possível atrasar este processo.

A primeira coisa que deve pensar que lhe vamos dizer é para as cortar, regar com um pouco de sumo de limão (para evitar que oxidem) e para congelar de seguida e assim poder usá-las em sumos, gelados ou smoothies. Esta é a dica mais habitual. E ainda que tudo isso seja uma boa ideia, não é nada disso que lhe vamos dizer.

Aliás, o truque que temos para partilhar, mantém as bananas bem longe do congelador, confortavelmente instaladas na fruteira. E para tal só precisa de um pouco de plástico, como a película aderente que usa na cozinha, e um pouco de fita-cola ou outra fita adesiva.
 

Como conservar bananas por mais tempo

Antes de explicar o procedimento, o melhor mesmo é mostrar-lhe.



Sim, é tão simples como cobrir os caules com película aderente.  

Mas vamos à explicação. O processo de degradação das bananas deve-se ao facto de libertarem um gás, pelo caule. Trata-se do gás etileno, um gás natural que desencadeia uma reação enzimática e que contribuiu para o amadurecimento da fruta. Na banana a libertação deste gás ocorre na zona dos caules.

Ora, o truque não podia ser mais simples. Basta cobrir os caules com a película aderente e prender com a fita adesiva. Esta película vai reduzir a libertação do gás etileno e, consequentemente, abrandar o processo de amadurecimento das bananas, dando-lhe assim mais alguns de fruta em bom estado e evitando desperdícios.

No vídeo, o autor aplica o processo a um cacho de bananas, mas há outros cibernautas que recomendam que se faça de forma individual. Ou seja, separando as bananas umas das outras e envolvendo o caule de cada uma delas.

Ainda que não exista nenhum estudo científico que comprove este processo, a verdade é que – dizem os internautas que já usaram a técnica – resulta. Não custa experimentar!

Veja também: