Como fazer dinheiro com as fotografias das férias em 6 passos

Se gosta de fotografia e de viajar, saiba como tirar o melhor proveito do seu hobbie e como fazer dinheiro com as fotografias das férias.

Como fazer dinheiro com as fotografias das férias em 6 passos
A stock photography é o segredo

Costuma estar sempre a fotografar, não só os seus familiares e amigos, mas também monumentos e paisagens dos locais por onde passa de férias? Tem fotos que considera excepcionalmente boas? Saiba como fazer dinheiro com as fotografias das férias. Existe a possibilidade de transformar a paixão pelo clique da máquina fotográfica numa fonte extra de rendimento.

O segredo é simples e baseia-se em sites de stock de fotografias, ou seja, em tornar-se um stock photographer. É possível um fotógrafo amador tornar-se colaborador de um ou de vários sites de armazenamento de fotos que existem online. Sites estes que são bases de dados muito solicitadas por vários tipos de negócio, jornais, revistas, entre outros.

Existem casos de sucesso de pessoas que fizeram já muito dinheiro com uma foto bem captada, mas é importante ter em conta alguns critérios.

fotografia

Algumas dicas sobre como fazer dinheiro com as fotografias das férias

1. Fotografias genéricas

Quanto mais genérica for a foto melhor. Paisagens, monumentos, atividades do dia-a-dia… No fundo, imagens que não sejam muito específicas em termos de detalhes visuais.

2. Mas também de cortar a respiração

Equilibre fotos genéricas com capturas de cortar a respiração, pois a procura por uma pode levar a encontrar a outra.

3. Upload de qualidade e em quantidade

Seja organizado e tenha cuidado no upload da foto. Convém selecionar com atenção a categoria e a keyword que vai acompanhar a fotografia.

Pode demorar algum tempo, mas vale a pena, porque são estes factores que vão tornar a foto mais visível no motor de busca, e quanto mais downloads forem feitos, melhor.

Faça upload do máximo de fotos que puder.

4. Portfólio robusto

Para aumentar a visibilidade e ser aprovado como colaborador de sites de stock photography crie um portfólio diverso e robusto.

5. Objectivos: sempre

Estabeleça um objetivo mensal ou semanal de fotos a inserir e comece por sites mais pequenos antes de passar para os mais conhecidos.

6. Equipamento de qualidade

Invista na qualidade do equipamento: uma foto excelente tirada com um smartphone pode ser uma porta de entrada, mas a qualidade da foto vai aumentar a possibilidade de venda. Investir numa câmara, num tripé ou em lentes pode abrir mais portas.

Onde posso vender as minhas fotografias?

É fundamental que a foto seja de boa qualidade e bem categorizada dentro de cada site. Segundo o Penny Hoarder, alguns dos exemplos mais conhecidos são o iStock Photo e o Shutterstock, que pagam 15% de cada venda ao fotógrafo amador.

Seja para contribuir para o orçamento familiar, para motivar o início de uma nova carreira, ou simplesmente para expor o seu trabalho fotográfico, fazer dinheiro com as fotografias das férias torna-se numa continuação de hobbie com resultados possivelmente muito positivos.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.