Como fazer gifs animados

Sabe como fazer gifs animados? Ou ainda faz parte daquele grande grupo que não faz ideia de como fazer um?

Como fazer gifs animados
Melhor do que uma imagem é mesmo uma imagem animada.

Já sabe como fazer gifs animados? Apesar de já serem bastante utilizados por essa internet fora, fazer gifs parece continuar a ser um privilégio de um pequeno grupo de pessoas. Mas esse tempo acabou! Há alturas em que é bem melhor utilizar um gif animado do que uma simples imagem estática, sabia? Consegue perceber as possibilidades? Então continue a ler este artigo.

Imagine a seguinte situação: gostaria de mostrar o desabrochar de uma flor mas não sabe fazer gifs. Assim, tem de arranjar duas ou três imagens normais (estáticas) e ir explicando o que está a acontecer. Agora imagine que sabe fazer gifs e que consegue condensar essas três imagens num simples gif de forma a recriar uma certa continuidade. Imagine até que pode juntar ainda mais sete imagens para que se torne mais natural o desabrochar da flor. Isto é perfeitamente executável. Mas é preciso saber como fazer um gif animado!
 

A escolha certa

A nossa grande sugestão é o Make A Gif! Este site super completo possui diversas formas de fazer um gif animado. Como sugerido acima, pode juntar várias imagens e oferecer-lhes uma certa continuidade para que demonstrem uma ação. Pode também “cortar” alguns segundos de um vídeo do youtube. Ou até de um vídeo pessoal que tenha no seu computador. Pode até fazer um gif instantâneo através da sua webcam! Ou fazer simplesmente o upload de um gif no computador… há imenso para explorar e tantas formas de partilhar os seus gifs animados!





Outras boas opções para criar gifs

Se pretender algo mais simples, há diversos sites onde também pode fazer um gif animado como, por exemplo, o gifmaker ou o imgflip. Pode juntar várias imagens estáticas e fazer o seu próprio gif animado definindo o tamanho do mesmo, a velocidade a que o gif deve correr, a quantidade de vezes que deve repetir…

Sugerimos-lhe ainda o Gyazo. Pode utilizar este simples programa para captar até sete segundos de algo que esteja no seu ambiente de trabalho. Imagine que está a rever um jogo de futebol e gostava de partilhar o momento em que um jogador finta três adversários e marca golo? Nada como utilizar o Gyazo que captura aquilo que pretende e faz logo o upload para a internet. 

E não há limites para os seus gifs animados. Pode fazer um no seu computador ou até no seu smartphone. Pode fazer gifs animados com a Gifboom, a Giffer ou ainda a Cinemagram.

Quer uma sugestão de um gif fácil de fazer e bastante engraçado? Tire duas fotos! Na primeira faça uma cara normal e na segunda uma careta. Agora experimente as nossas sugestões e faça o seu gif animado! Vai ver que toda a gente vai gostar da ideia!




Veja também: