Como fazer a lista de casamento

A lista de casamento é a solução mais prática para os convidados e mais segura para os noivos. Afinal, quem precisa de cinco serviços de cozinha? 

Como fazer a lista de casamento
Conheça as nossas dicas.

Fazer uma lista de casamento é uma boa opção para os noivos e para os convidados. Os presentes não são obrigatórios mas, regra geral, os convidados gostam sempre de oferecer um mimo aos noivos. Inclusive há pessoas que não podem, ou não gostam, oferecer dinheiro.
Uma lista de casamento, ajustada ao que o casal gosta ou precisa, facilita a vida a todos. O melhor de tudo: é mais difícil que recebam peças repetidas ou aquela jarra horrorosa que vai ficar perdida no armário até às bodas de prata. E agora pode sempre utilizar os serviços da ZankYou e fazer a sua lista online.
 

9 Dicas para fazer uma lista de casamento

1. Comece por escolher a loja ou lojas para fazer a vossa lista de casamento. Se for uma loja multimarca, tanto melhor, mas também tem vantagens se fizer listas em várias lojas. Porém, não é tão fácil para os convidados e, por isso, há artigos que podem ficar esquecidos.
 
2. Com uma lista de casamento podem escolher exatamente o querem e precisam mas convém não entrar em devaneios. Faça uma lista variada, com artigos para todas as carteiras mas mantenha a maioria dos valores em preços médios. Claro que os eletrodomésticos, por exemplo, saem destes valores.
 
3. Na escolha da loja ou lojas é importante estar atento a políticas de envio, devolução e garantias de cada artigo.
 
4. Antes de avançar com a lista, faça um levantamento do que já têm. Confirme o que pode estar guardado em caixas, nas arrecadações das casas dos pais, e que já nem se lembra que comprou.
 
5. Na escolha dos artigos a incluir, é importante considerar o tipo de pessoas que são e de vida que pretendem ter. Se têm uma vida profissional muito exigente, possivelmente não vão ter tempo para fazer pasta caseira, assim, não faz sentido incluir esta máquina na lista de casamento.
 
6. A loja e artigos da lista de casamento devem ser escolhidos na semana anterior à da entrega dos convites, ou seja, cerca de três meses antes da data. É importante ir verificando a lista para o caso de ser necessário adicionar mais artigos.
 
7. Se já vivem juntos e têm a casa equipada, a lista de casamento pode incluir artigos menos comuns como livros, DVD, CD, a vossa viagem de lua de mel ou uma contribuição, em vosso nome, para uma instituição que apoiem.
 
8. Há quem considere deselegante colocar, no convite, um cartão da loja ou lojas onde tem a lista de casamento. Depende muito da abertura dos seus convidados. No E-Konomista somos da opinião que a vida se quer descomplicada.
 
9. Por fim, mais tardar, um mês depois do casamento, deve enviar cartões de agradecimento a todos os convidados.
 
TOME NOTA:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre poupança e organização pessoal actualizada ao minuto.

O que é que não pode faltar numa lista de casamento?

Mais do que preparar um exemplo de uma lista de casamento, porque cada casa é uma casa, optamos por indicar aqueles itens em que, se precisar, vale a pena investir, optando por artigos de qualidade superior.
  • 1 Serviço de jantar branco (para 12 pessoas)
  • 1 Serviço de tachos e panelas
  • 1 Serviço de frigideiras
  • 1 Serviço de facas para cozinha
  • 1 Faqueiro (para 12 pessoas)
  • 4 Jogos de lençóis
  • 1 Edredão quatro estações
  • Aspirador
  • Robot de cozinha
  • Ferro de engomar
  • Máquina de lavar roupa
  • Forno
  • Fogão (com gás e indução)
  • Frigorífico
 
Veja também: