10 mandamentos para saber como fazer o bolo crescer

Quer descobrir como fazer o seu bolo crescer? Não precisa de grandes truques: com estas dicas vai ver que nunca vai falhar nas suas receitas boleiras.

10 mandamentos para saber como fazer o bolo crescer
Consiga o bolo perfeito

Como fazer o bolo crescer? É esta a pergunta comum entre tantos cozinheiros, aspirantes a boleiros ou simplesmente pessoas que gostam de fazer um bom bolo por lazer. Quantas vezes não chegou ao seu forno e encontrou um bolo do qual não sentiu orgulho? Por isso mesmo resumimos neste artigo dicas infalíveis para que o seu bolo cresça, fique lindo e, claro, delicioso.

Como fazer o bolo crescer: 10 passos


como fazer o bolo crescerFonte: Monta Encanta

Se ainda não encontrou a fórmula mágica à resposta de como fazer o bolo crescer, saiba que neste artigo reunimos uma espécie de 10 mandamentos para que o bolo saia praticamente perfeito. Siga estes passos e quase que garantimos que nada corre mal.

  1. Retenha uma informação importante: o bolo cresce em função do ar incorporado na massa na hora de preparação. É muito importante que siga os tempos indicados na receita o mais à risca possível!
  2. Uma dica de ouro: retire os ingredientes do frio um pouco antes de fazer o bolo (a menos que a receita indique o contrário): estando à temperatura ambiente, as moléculas dos ingredientes ganham elasticidade suficiente para incorporar e reter o ar.
  3. Se a receita do bolo que escolheu refere que a manteiga deve ser batida com o açúcar, faça-o da maneira certa, ou seja, bata muito bem, durante pelo menos 6 a 7 minutos, até que a mistura fique bem clara e fofa – assim garante que terá incorporado bastante ar.
  4. Se no modo de preparação da receita indica que deve começar com ovos e açúcar, bata em velocidade alta durante, pelo menos, 10 minutos.
  5. Se a receita levar claras em castelo, bata-as apenas antes de as acrescentar à massa. Esta dica é fundamental quando se pergunta como fazer o bolo crescer.
  6. Quando incorporar as claras em castelo faça-o muito cuidadosamente e nunca batendo: incorpore-as em forma de 8 para manter a maior quantidade de ar possível.
  7. Peneire bem os ingredientes secos para ajudar a aerar a massa.
  8. Coloque uma tira de tecido húmido à volta da forma que vai levar ao forno. Isto vai permitir que o bolo coza uniformemente e cresça melhor.
  9. Pré-aqueça o forno na temperatura correta e indicada na receita – essencial para saber como fazer o bolo crescer.
  10. Finalmente, e após o bolo já estar cozido, recheie-o apenas depois de estar frio; caso contrário ele vai murchar com quase toda a certeza.

Receitas de bolos para experimentar já


Ver receita de bolo de chocolate húmido e fofo >>

Ver receita de bolo de leite condensado rápido e simples >>

Ver receitas de bolos de claras >>

Ver receita de bolo de cenoura >>

Ver receita de bolo de laranja >>

Veja também: