Como fazer sabonete artesanal

Se ainda não sabe fazer sabonete artesanal, está na hora de aprender. É tão simples! Não perca todas as dicas no nosso artigo.

Como fazer sabonete artesanal
O passo a passo para fazer sabonete em casa.

Nas feiras de artesanato por todo o país há sempre bancas de sabonetes artesanais. É impossível não dar por elas, é naquele momento em que somos invadidos por um perfume irresistível e acabamos na dúvida se são para perfumar ou para devorar. Acabamos por trazer quilos para aromatizar as gavetas de casa ou para uso diário. Quem nunca? Fazer sabonete artesanal em casa fica bem mais barato, é muito simples e tem ainda mais vantagens.
 

5 Vantagens de fazer sabonete artesanal

 

1. A seu gosto

Uma das vantagens de fazer sabonete artesanal é que pode preparar a mistura a seu gosto sem ficar preso ao que existe no mercado. Quer misturar limão com canela, laranja com chocolate ou azeite a alfazema? Força! Faça as suas próprias experiências. Além disso, fica bem mais barato.
 

2. Conhece os ingredientes

Sabe lá que ingredientes compõem os sabonetes industriais, por que mãos passaram e em que condições! Ao fazer o seu próprio sabonete, escolhe cuidadosamente os melhores ingredientes, os mais adequados para o seu tipo de pele, sem produtos estranhos.
 

3. Protege a sua pele

Os sabonetes artesanais, porque são ricos em glicerina, respeitam a hidratação natural da pele. Este  é o maior orgão do nosso corpo, por isso, é importante ter atenção ao que será absorvido pela sua. 
 

4. Cuidados específicos

Dependendo dos ingredientes que escolher, pode fazer sabonete para tratamentos, com propriedades específicas como: super hidratante, antibacteriano, relaxante, rico em vitaminas ou minerais.
 

5. Oportunidade de negócio

Numa vertente diferente, quem sabe não está aqui a oportunidade de negócio que procura? Talvez não dê para enriquecer mas é muito possível que consiga um rendimento extra. No mínimo, são uma ótima ideia para oferecer no Natal. 

Também lhe pode interessar: 10 ingredientes para fazer em casa e poupar
 

Dicas e passo a passo para fazer sabonete artesanal

Antes de avançar com a lista de materiais e o passo a passo, deixamos algumas dicas que são essenciais para fazer sabonetes de qualidade.
  • Privilegie produtos de qualidade e tenha muita atenção à validade. 
  • Use apenas corantes à base de água.
  • Prefira corantes, essências e extractos alimentares.
  • Deixe sempre arrefecer naturalmente e só embale duas horas depois de esfriar.
  • Antes de colocar a embalagem, embrulhe o sabonete em película aderente.

Pode não ser fácil encontrar alguns destes materiais mas em lojas de produtos de artesanato, drogarias, farmácias e em lojas de pastelaria deve conseguir.É uma questão de procurar na sua zona. Para fazer sabonete de glicerina vai precisar do seguinte material:
  • Tacho de esmalte
  • Molde de silicone
  • Espátula para mexer
  • Barra de glicerina (transparente ou branca)
  • Lauril (opcional)
  • Essências a gosto
  • Extrato a gosto
  • Corante a gosto
  • Flores, ervas ou grãos a gosto

Veja também: 14 utilizações originais para o óleo de amêndoas doces


Como fazer o sabonete

Num tacho, em lume brando, comece por derreter a glicerina partida em cubos. Tenha muito cuidado porque não pode ferver! Quando a glicerina ficar líquida, retire do lume e mexa até deixar de evaporar. 

Adicione o corante, gota a gota, até obter a cor que pretende. Depois coloque as essências (aroma) e os extratos (propriedades) da sua preferência. Para que o sabonete faça mais espuma, pode adicionar uma colher de sopa de lauril. Por fim, se quiser um sabonete mais esfoliante, coloque as flores, ervas ou grãos ao seu gosto, mexendo sempre para que fiquem bem misturados. 

Coloque nos moldes e deixe arrefecer naturalmente durante três horas depois. Duas horas depois, está pronta a ser embalada. Para ficar ainda mais fácil, espreite este vídeo do mestre brasileiro dos sabonetes artesanais.




Veja também: