Como fazer um blog em 7 passos

Quer partilhar os seus conhecimentos ou experiências com o mundo? Um blog pode ser mais do que um hobbie! Saiba como fazer um blog em 7 passos simples.

Como fazer um blog em 7 passos
Siga estes passos para fazer o seu próprio blog

Ter um blog é a maneira mais fácil de partilhar as suas ideias e experiências com o mundo. Mais: pode usá-lo para promover o seu negócio ou mesmo como uma forma de ganhar dinheiro online. Um blog pode ser muito mais que um hobbie, por isso, dizemos-lhe como fazer um blog em 7 passos.

Como fazer um blog: o passo a passo


Felizmente, agora é mais fácil do que nunca saber como fazer um blog. Em tempos não muitos distantes, pôr de pé um blog exigia conhecimentos técnicos de programação e o domínio de linguagens como HTML, CSS ou PHP, mas hoje criar um blog pode ser tão simples como criar um documento Word.

Passo 1: escolha um nome para o domínio e o tema sobre o qual irá escrever

Antes de colocar mãos à obra, terá que ter escolhido um nome para o domínio e um tema para o seu blog. Um domínio com um endereço credível custar-lhe-á, pelo menos, 10 euros.

Quando falamos em endereço credível estamos a referir-nos a, por exemplo, um endereço como www.oseublog.com. Existem alternativas de endereços grátis, mas se quer realmente ser levado a sério, invista num endereço pago.

Quanto ao tema, é recomendável que já tenha decidido sobre o que irá ser o seu blog, pois isso afetará todas as decisões que irá tomar durante o processo de criar o seu blog.

criar um blog

Passo 2: escolha um serviço de alojamento para o seu blog

Normalmente apelidado de “web hosting”, trata-se de um serviço que lhe permite alugar um espaço num servidor web, onde todos os seus conteúdos irão ficar armazenados.

Um bom “web host” permite-lhe manter uma boa acessibilidade ao seu blog, já que assegura uma conexão rápida e confiável. Um alojamento poderá custar-lhe em média 5 euros por mês. Alguns exemplos de alojamentos recomendáveis são: WebHostingHub.com ou Bluehost.com.

Passo 3: escolha a plataforma de blogs onde vai criar o seu e instale-a

Tem à sua disponibilidade uma oferta ampla, e todos são grátis. Alguns dos mais usados são: Tumblr, Blogger, Weebly, Medium, Blog.com, Livejournal.

No entanto, apesar de todos estes serviços serem confiáveis e de oferecerem boas condições, há um que salta à vista: o WordPress. É muito fácil de usar e perfeito para pessoas que criam um blog pela primeira vez.

Possivelmente, o maior serviço de blog gratuito do mundo, o WordPress oferece uma quantidade inesgotável de recursos para quem pretende obter controle completo não só do conteúdo do seu blog, como também das ferramentas avançadas, como as estatísticas de visitantes, personalização avançada, suporte para widgets, comentários e muito mais.

Já subscreveu um plano de alojamento como referido no passo 2? Ótimo! Agora instale o WordPress. Poderá fazê-lo diretamente a partir do serviço de alojamento. Tanto o site WebHostingHub.com como o Bluehost.com disponibilizam a instalação direta do WordPress.

Passo 4: faça log in no seu blog

Por esta altura já deverá ter o seu blog WordPress em branco. Para ver como está a ser apresentado o seu blog publicamente, digite o endereço do domínio que escolheu. Entre no painel de administração do seu blog para começar a criar conteúdos.

Passo 5: escolha o design do seu blog

Entre no painel de configuração do WordPress e configure o seu aspeto gráfico. O WordPress tem à sua disposição milhares de “temas” gratuitos, adequados a todo o tipo de blog. Aconselhamos a escolher aquele com que mais se identifica.

design de um blog

Passo 6: adicione conteúdo

Chegou a altura de começar a escrever os seus “posts”. Clique em “posts” no painel de administração do WordPress e irá abrir um editor de textos parecido com os editores de textos a que estamos habituados, como o Word ou o Pages.

Passo 7: publique os conteúdos

Assim que tiver redigido o seu texto e estiver pronto a divulgá-lo ao mundo, basta clicar no botão que tem escrito “Publish”, e em seguida, em “View Post” para conseguir visualizar o seu blog da forma que os seus visitantes irão ver.

Parabéns! Acabou de criar o primeiro post no seu blog!

Veja também: