Como fazer um mealheiro: 4 modelos inspiradores

É importante que o objecto que vai usar para colocar as suas poupanças o inspire. Saiba como fazer um mealheiro com materiais em conta.

Como fazer um mealheiro: 4 modelos inspiradores
Encontre a inspiração de que precisa para criar o seu próprio mealheiro

Seja qual for o objectivo – uma viagem, uns sapatos novos ou, até, um curso superior –, poupar é sempre um desafio. Parece existir sempre algo mais urgente ou responsável em que gastar o dinheiro e, assim, facilmente se desviam os trocos de um sonho para uma necessidade. O truque é ir pondo de lado as moedas que traz para casa: aquelas que lhe pesam na carteira e parecem não ter grande valor. Isto porque, como diz o velho ditado, grão a grão enche a galinha o papo. E que melhor forma de começar um projecto de poupança do que construindo o objecto para colocar os trocos sem gastar muito? Saiba como fazer um mealheiro à medida dos seus sonhos.

Como fazer um mealheiro: 4 exemplos práticos e inspiradores

Adventure Fund, Jen Carreiro of Something Turquoise

como fazer um mealheirocomo fazer um mealheiro

 

 

 

 

 

 

 

Tudo o que precisa para este mealheiro minimalista é um jarro de vidro, tesouras, cola, uma fotografia inspiradora e um rótulo com o objectivo da poupança. É um modelo simples e que fica bem numa qualquer prateleira lá por casa.

Materiais

Jarro de vidro
Tesoura
Cola
Fotografia inspiradora
Rótulo (disponível para download)

Instruções

1. Colar a fotografia ao interior do jarro.
2. Desenhar ou imprimir um rótulo e colá-lo na parte exterior do jarro.

Mealheiro em moldura com vitrine, A Mom’s Take

como fazer um mealheirocomo fazer um mealheiro

 

 

 

 

 

 

 

Este mealheiro prima pela originalidade. Pode escolher a imagem de fundo e dar asas à imaginação nas palavras que coloca no vidro. A Mom’s Take optou por um mealheiro para dias chuvosos mas é só uma ideia. Pense no que quer fazer com o dinheiro que acumular e espelhe essa visão no mealheiro. Um pequeno reminder é sempre bom.

Materiais

Moldura com vitrine
Imagem para o fundo
Berbequim
Cola, fita-cola ou pioneses
Palavras em vinil adesivo

Instruções

1. Começar por unir a fotografia à parte de dentro da moldura. Dependendo da textura, usar cola, fita-cola ou, até mesmo, pioneses.
2. Usar o berbequim para fazer a ranhura para as moedas. Quando o furo atravessar por completo o material, usar a ferramenta para moldar o buraco à medida desejada.
3. Colar as palavras em vinil ao vidro.

Cofre metalizado para moedas, Lovely Greens

como fazer um mealheirocomo fazer um mealheiro

 

 

 

 

 

 

 

Este é, talvez, o modelo mais complexo e que exige mais dedicação. É, porém, também um dos mais inspiradores e, como tal, dar-lhe-á mais vontade de colocar nele todas as suas moedas. Dado que é um modelo mais complexo, a Bob Vila criou um tutorial (pago) para o guiar através de todo o processo. Se não o quiser fazer, basta dar uma vista de olhos aos materiais e ao resultado final e levar as mãos à obra com um pouco de criatividade sua.

Materiais

Palete de madeira
Folha de acrílico plástico
Spray de cor metalizada
Ideias de design para a frente

Mealheiro reciclado, All You

como fazer um mealheirocomo fazer um mealheiro

 

 

 

 

 

 

 

Também não faltam ideias de como fazer mealheiros para os mais pequenos. Aprender a poupar desde cedo é importante e, por isso, porque não incentivar os miúdos a construírem o seu próprio porquinho? A All You criou um a partir de uma garrafa de água, ou seja, a lição é a dobrar: olá reciclagem e olá poupança. Sem esquecer que é uma óptima forma de passar o tempo.

Materiais

Garrafa de plástico
Faca
Tesoura
Papel colorido (1 folha azul, 1 laranja)
Lápis
Cola
Fita-cola transparente
Pincel
Furador
Moldes das orelhas
Missangas de madeira
Tinta acrílica cor de laranja

Instruções

1. Tirar o rótulo da garrafa. Usar a face para cortar a ranhura pela qual colocar as moedas, mais ou menos a meio da garrafa.
2. Cortar uma tira de papel laranja longa o suficiente para dar a volta à garrafa. Enrolá-la no recipiente vazio e marcar com um lápis a ranhura das moedas. Desenrolar e cortar a ranhura.
3. Recortar os moldes das orelhas, marcá-los no papel laranja e recortar. Fazer o mesmo com o a forma da orelha interior, desta vez usando o papel azul. Colar as formas mais pequenas às maiores. Dobrar as orelhas na parte inferior e uni-las com fita-cola à tira laranja anteriormente recortada. Enrolar a tira à volta da garrafa e colar.
4. Marcar a tampa da garrafa no papel laranja. Recortar e colar à tampa. Usar o furador no papel azul e colar os dois círculos à tampa.
5. Usar novamente o furador para fazer os olhos. Colá-los à garrafa.
6. Para as pernas, pintar as missangas, deixar secar e colá-las à parte inferior da garrafa.

Veja também: