Publicidade:

Como fazer uma assinatura digital

É muito importante, atualmente, ter uma assinatura digital. Quer saber como fazer uma assinatura digital num documento? Explicamos-lhe tudo.

Como fazer uma assinatura digital
Garanta a autenticidade dos seus documentos

As razões podem ser imensas. Pode crer dar mais credibilidade aos seus documentos, pode querer validar aquilo que escreveu, mas a mais importante é que uma assinatura digital garante, sem sombra de dúvida, a autenticidade dos documentos que redige. Saiba como fazer uma assinatura digital.

Também não costuma assinar as cartas que escreve? Ou os documentos mais importantes? O mesmo deve acontecer no mundo digital. Aprenda a fazê-lo no computador.

A primeira coisa a fazer é encontrar um serviço de ID digital que lhe permita começar a assinar digitalmente os seus documentos. Há várias opções, como o GlobalSign ou o DigitalSign.

3 formas de fazer uma assinatura digital


Microsoft Word

1. Fazer uma assinatura digital num documento Word é bastante fácil. A primeira coisa a fazer é criar o seu documento. Já está?

2. Depois disso, vá ao menu e clique na opção “Inserir”. Dentro desse menu vai ver uma opção que diz “Linha de assinatura”. Já viu? Clique nessa opção;

3. Na pequena janela que se abre de “Configuração da Assinatura” vai poder introduzir alguns dados de acordo com alguns parâmetros. Feito?

4. O Word gera automaticamente um componente na folha que será o local onde irá ficar a assinatura. Pode colocar a sua assinatura onde quiser;

5. Se nunca utilizou uma assinatura digital, deverá ver um grande “X” sobre as informações que redigiu. Clique duas vezes sobre esse “X”;

6. Se ainda não adicionou nenhum serviço de ID digital, deverá aparecer-lhe essa possibilidade. Mas se já o tiver feito, então já pode adicionar uma assinatura. Ao clicar duas vezes sobre o “X”, irá aparecer-lhe uma pequena janela chamada “Assinar”. Aqui, tem duas opções: pode escrever o seu nome na caixa junto ao “X” ou pode clicar na opção “Selecionar Imagem” para adicionar uma imagem com a sua assinatura digitalizada;

7. Irá aparecer-lhe uma mensagem que o irá alertar para o facto de a assinatura ficar inválida caso o documento seja alterado. Clique em “Ok” e já está!

assinatura digital

Adobe Reader (PDF)

Para assinar um PDF, os passos são ligeiramente diferentes. Vá a Ferramentas > Assinar > Assinar documento. Depois, basta seguir as instruções e indicar aquilo que pretende. Pode usar uma imagem digitalizada da sua assinatura, pode desenhá-la ou simplesmente digitar o seu nome.

A assinatura irá ser adicionada ao seu documento e poderá colocá-la onde quiser, aumentando ou diminuindo o tamanho se precisar.

Cartão de Cidadão

Também é possível assinar um documento eletrónico com o seu Cartão de Cidadão. Em primeiro lugar, precisa de um leitor de cartões ligado ao seu computador. Depois, precisa também da aplicação informática que lhe é fornecida no site do Cartão de Cidadão. Tem tudo?

Redija e grave o seu documento. Feito? Agora, basta inserir o Cartão de Cidadão no leitor, selecionar o seu certificado de assinatura, digitar o código e confirmar no final.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.