Como fazer uma assinatura digital

Sabe como pode fazer uma assinatura digital num documento? Nós explicamos-lhe.

Como fazer uma assinatura digital
Garanta a autenticidade dos seus documentos.

As razões podem ser imensas. Pode crer dar mais credibilidade aos seus documentos, pode querer validar aquilo que escreveu… mas a mais importante é que uma assinatura digital garante, sem sombra de dúvida, a autenticidade dos documentos que redige. Também não costuma assinar as cartas que escreve? Ou os documentos mais importantes? Ceda ao mundo digital e aprenda a fazê-lo também no computador.

A primeira coisa a fazer é arranjar um serviço de ID digital que lhe permita começar a assinar digitalmente os seus documentos. Como pode ver pelo site que disponibilizamos, o DocuSign pode ser o melhor para experimentar estes serviços de graça. Pelo menos para começar…
 

Microsoft Word

  1. Fazer uma assinatura digital num documento word é bastante fácil. A primeira coisa a fazer é… escrever o seu documento. Já está feito?;
  2. Depois disso, vá até lá acima ao menu que diz “Inserir”. Dentro desse menu poderá ver uma opção que diz “Linha de assinatura”. Já viu? Carregue nessa opção;
  3. Na pequena janela que se abre de “Configuração da Assinatura” vai poder introduzir alguns dados de acordo com alguns parâmetros. Feito?;
  4. O Word gera automaticamente um componente na folha que será o local onde irá ficar a assinatura. Pode colocar a sua assinatura onde quiser;
  5. Se nunca utilizou uma assinatura digital deverá ver um grande “X” sobre as informações que redigiu. Clique duas vezes sobre esse “X”;
  6. Se ainda não adicionou nenhum serviço de ID digital deverá aparecer-lhe essa possibilidade. Mas se já o tiver feito, então já pode adicionar uma assinatura. Ao clicar duas vezes sobre o “X” irá aparecer-lhe uma pequena janela chamada “Assinar”. Aqui, tem duas opções – pode escrever o seu nome na caixa junto ao “X” ou pode clicar na opção “Selecionar Imagem” para adicionar uma imagem com a sua assinatura digitalizada;
  7. Irá aparecer-lhe uma mensagem que o irá alertar do facto de a assinatura ficar inválida caso o documento seja alterado. Clique em Ok e… já está!
 

Adobe Reader (PDF)

Para assinar um PDF os passos são outros. Vá a Ferramentas > Assinar > Assinar documento. Depois, basta seguir as instruções e indicar aquilo que pretende. Pode usar uma imagem digitalizada da sua assinatura, pode desenhá-la ou simplesmente digitar o seu nome. A assinatura irá ser adicionada ao seu documento e poderá coloca-la onde quiser, aumentando ou diminuindo de tamanho se precisar.

 

Cartão de Cidadão

Também é possível assinar um documento eletrónico com o seu Cartão de Cidadão. Em primeiro lugar precisa de um leitor de cartões ligado ao seu computador. Depois, precisa também da aplicação informática que lhe é fornecida no site do Cartão de Cidadão. Tem tudo?
Redija e grave o seu documento. Feito? Agora, basta inserir o Cartão de Cidadão no leitor, selecionar o seu certificado de assinatura, digitar o código e confirmar no final.


Veja também: