Como fazer uma horta em casa

Se procura dicas para fazer uma horta em casa, chegou ao sítio certo. Saiba o que vai precisar e como deve proceder para cultivar as suas próprias hortícolas.

Como fazer uma horta em casa
8 Dicas para agricultores de primeira viagem.

Aos poucos, o mundo está a mudar e são cada vez as mais as famílias que se preocupam com aquilo que levam para a mesa. Por isso, não é de estranhar que ter uma horta em casa comece a ser cada vez mais frequente. Seja uma horta numa varanda ou uma horta num quintal é mais simples do que parece cultivar os seus próprios legumes e frutas.

Saiba tudo o que vai precisar para cultivar a sua horta em casa mas avisamos já que é melhor preparar-se porque vai ser surpreendido com a diferença na textura e sabor das suas hortícolas caseiras, livres de químicos e cheias de amor.
 

Como fazer uma horta biológica em casa

 

1. Paciência

Esta primeira dica é essencial. Se é uma pessoa com pouca paciência, se calhar, é melhor pensar noutro projeto. Ter uma horta em casa é realmente simples mas exige sempre muita dedicação inicial e algum cuidado de manutenção. É preciso regar, podar e ter atenção aos parasitas, por exemplo.

 

2. Escolha o local

As hortícolas precisam de sol, cerca de 5 a 6 horas por dia, por isso, escolha um local com boa exposição solar, ou seja, nascente ou poente, com sol de manhã ou de tarde alternado. Num espaço voltado a norte ou com muitas sombras, será difícil conseguir resultados.

Não desista já da ideia porque, primeiro, mesmo em locais com pouca luz, há hortícolas que vingam e, em segundo lugar, tanto em 5 m2 como em 20 m2 é possível produzir muita coisa. Para facilitar, é boa ideia delimitar o espaço da horta, se for no quintal, faça uma pequena cerca com recurso a paus, rede ou fio, numa varanda use vasos.

Para delimitar o espaço, também é boa ideia fazer uma pequena sebe com aromáticas, com tomilho, alecrim ou alfazema, importantes para a biodiversidade e para equilibrar a horta.

 

3. Preparar o espaço 

Divida o espaço em cinco parcelas, quatro para fazer as rotações essenciais para manter a terra fértil e conseguir melhores colheitas e, se tiver área suficiente, reserve um espaço para as sementeiras, caso contrário faça-as em vaso, numa horta vertical. As sementeiras deve semear em linha e identificar com a espécie e a data.

 

4. Preparar o solo

É importante que o solo tenha um pH muito próximo do neutro. Se não for o caso da sua horta, e o solo for duro e pobre, cave toda a área a cultivar, até 20 cm de profundidade, e coloque matéria orgânica, substrato agrícola e adubo (500 g para cada 10 m2).

Tenha presente que as hortícolas, porque crescem rapidamente e dão muitas colheitas, precisam mesmo de um bom solo, com muita e boa matéria orgânica que deve colocar, no mínimo, duas vezes por ano. O ideal será que esta matéria seja composta por si com restos de legumes e cascas das refeições diárias, folhas e ramos - na Lipor pode habilitar-se a um composto gratuito

No entanto, se por falta de espaço ou tempo não for possível, já há ofertas no mercado de compostos agrícolas biológicos fertilizados. Prefira estes porque poupam trabalho e são meio caminho andado para o sucesso.

 

5. Sistema de rega

Para áreas com mais de 6 m2, é boa ideia implementar um sistema de regra. Lembre-se que, assim que chegam os primeiros dias de calor, a sua horta tem que ser regada todos os dias, por vezes, duas vezes ao dia.

 

6. O que cultivar

Sugerimos que cultive apenas aquilo que gosta de comer. Se não é fã de rabanetes, não pense em cultivar este legume porque vai perder tempo e ainda acaba por desinteressar-se. Além disso, adapte o cultivo às condições do terreno e à exposição solar.

Se o seu espaço é um pouco ensombrado, as opções são mais reduzidas mas pode cultivar: adelgas, couves (não todas), espinafres, erva-cidreira, manjericão, rabanetes e rúcula. Locais com boa luz pode plantar abóboras, alface, alhos, alho francês, cebolas, cebolinho, cenouras, ervilhas, favas, pimento ou tomate.

Depois, não semeie tudo na mesma altura! Dê um espaço de, pelo menos, quinze dias entre cada cultivo. Se cultivar as alfaces todas no mesmo dia, vai colher tudo na mesma altura e depois fica sem salada para o resto do tempo.

 

7. O que vai precisar

Para ter uma horta em casa, dependendo da área, precisa de algumas ferramentas e materiais, a saber:
  • Adubo orgânico
  • Ancinho
  • Baldes
  • Carrinho de mão
  • Cesto para colher
  • Faca para colher
  • Enxada grande/pequena
  • Pá larga para transplantar
  • Pá de plantar
  • Regador c/ chuveiro
  • Sachola 
  • Substrato
  • Tesoura de poda
 

8. Quanto custa ter uma horta em casa

Na primeira vez, vai precisar de fazer um investimento maior, entre utensílios, materiais, sementes, bolbos e vasos, no entanto, nas plantações seguintes o gato será menor. É difícil dar-lhe valores exatos sobre quanto lhe pode custar ter uma horta em casa, porque depende do local onde fizer as compras.

Porém, temos uma dica preciosa: em vez de recorrer a hortos ou lojas de jardinagem, prefira os viveiros para comprar as sementes e plantas para cultivo.


Veja também: