Publicidade:

Como formatar um PC: passo a passo

São vários os motivos que podem deixar um computador mais lento. Saber como formatar um PC pode ajudar a resolver este e outros problemas.

Como formatar um PC: passo a passo
Não precisa de ir a uma loja de informática para formatar o seu PC

Sabemos que pode ser orgulhosamente dono(a) de um computador mais antigo, do qual não se consegue desfazer. Muitas são as histórias que têm para contar e, por vezes, torna-se difícil pensar na ideia de o substituir por uma máquina mais recente. Por isso, se o computador está lento e ainda vai ficar por aí, talvez o segredo para que “arranque” melhor esteja aqui. Saiba como formatar um PC e diga adeus aos processos lentos.

Porquê e como formatar um PC


como fortar um pcFonte: Pexels/Licença cc0

Existem casos e casos, mas muitos são aqueles em que facilmente se consegue resolver os problemas de arranque e desempenho de um computador. Muitas vezes, prefere outras soluções que não impliquem gastos extra e que, idealmente, lhe permitam a si resolver o problema. Saber como formatar um PC pode “salvar vidas” – a sua e a do seu fiel amigo.

Antes de tudo, deve ter noção daquilo que esta ação implica: a eliminação, permanente, de todos os ficheiros que tem guardados no seu computador. Sim, isto inclui documentos, fotografias, programas e o próprio sistema operativo. Por isso, deve garantir, em primeiro lugar, que tem em sua posse o sistema operativo de origem para que o possa reinstalar depois.

Note que este artigo se destina aos fiéis detentores de computadores com o sistema Windows. Apesar do processo não ser muito diferente de sistema para sistema (como para o OS ou o Linux), convém ter em conta esta ressalva, para que não comprometa o bom funcionamento do seu computador. Há algumas etapas que pode percorrer para saber como formatar um PC.

Computador lento? Saiba como formatar um PC


como formatar um pc

1. Já teve tempo de ver quais as informações que quer guardar? Ótimo. Faça um backup das mesmas para um disco externo ou para uma cloud, de forma a certificar-se de que não irá perder quaisquer dados.

Pode ter preferências ao nível de programas, documentos ou fotografias, mas aconselhamos um backup total, o que agiliza o processo e se torna mais fácil para si.

2. Insira o disco de instalação do Windows – aquele que veio juntamente com o seu computador. Esta é a forma mais simples de começar a formatar o seu computador. Se, porventura, não encontrar esse disco, existem outras opções que pode tentar, mediante a versão do Windows que tem:

  • Windows 7: na página da Microsoft, siga os passos listados e introduza a sua chave de produto. Depois, faça download do ficheiro ISO e guarde-o num DVD ou numa pen USB;
  • Windows 8 e 10: neste caso, deve fazer o download do Windows 8 Media Creation, um programa que vai criar a instalação do software que precisa num DVD ou numa pen USB (com, pelo menos, 4GB).

3. Para formatar e reiniciar o seu computador, deve fazê-lo a partir do DVD/pen USB onde acabou de alojar a sua versão do Windows. Se o seu computador tem o Windows 7 (ou uma versão mais antiga), deve aceder às definições deste e configurar o DVD/pen USB como disco de arranque principal.

Se tiver o Windows 8 (ou mais recente), carregue no botão do power, no menu inicial. Carregue na tecla “Shift” ao mesmo tempo que, com o rato, carrega em “Reiniciar”. No menu de Definições Avançadas, selecione a opção “Solução de Problemas” e, de seguida, “Opções Avançadas”. Abra o menu de arranque e defina o seu DVD/pen USB como disco de arranque principal.

4. Dê início ao processo de configuração, que é relativamente intuitivo. O Windows irá “buscar” todos os ficheiros necessários e iniciar a instalação. Bata escolher a língua que quer predefinir e aceitar os termos de responsabilidade. Deve, depois, selecionar a instalação padrão.

5. É neste passo que formata, no sentido literal, o seu computador. Antes de escolher o disco no qual quer instalar o Windows, deve primeiro selecionar as “opções da drive” e, em seguida, apagar as partições existentes. Carregue no comando “Formatar” para dar início ao processo que, quando terminar, lhe dará a possibilidade de voltar a instalar o sistema operativo.

Agora que já sabe como formatar um PC, pode fazê-lo sempre que precisar.

Veja também: