Como funciona o crédito habitação?

Saiba como funciona o crédito habitação, para que possa estar preparado para todo o processo que tem de enfrentar para ter o crédito.

Como funciona o crédito habitação?
Conheça o processo e os fatores envolvidos

O preço de uma casa é extremamente alto, e para a maior parte dos portugueses é necessário recurso a financiamento para que lhes seja possível fazer uma compra dessa magnitude. Se é o seu caso, antes de dar um passo de tal tamanho, saiba como funciona o crédito habitação para que depois não tenha surpresas desagradáveis com o crédito.
 

O processo para obter o crédito

1. A primeira coisa que tem de fazer quando procura um crédito habitação é fazer os trabalhos de casa ao pesquisar onde o pode obter, quais as diferentes ofertas que há, e fazer inúmeras simulações online.

2. Terá de agendar uma reunião inicial com a instituição que escolher, para que possa esclarecer dúvidas acerca do processo e avançar com o mesmo. Aqui pode aproveitar para fazer o máximo de questões que conseguir para saber como funciona o crédito habitação e como vai tudo ser no futuro. Aqui a instituição irá também ver se você se insere na política de financiamento da mesma.

No caso de se inserir nesta política, está agora na altura de avaliar o imóvel, de fazer verificações legais e de ver como vai todo o processo ser gerido. Aqui são determinadas várias variáveis importantes.

3. Para finalizar o processo é preciso tratar de toda a burocracia. Tanto você como a instituição terão de ver e rever todos os documentos, incluindo seguros e companhia, para que mais tarde se possa celebrar a escritura da sua nova casa. Depois de toda a burocracia, a casa é finalmente sua, e terá de ir pagando o crédito habitação.

 

As prestações e o seu dinheiro

Para saber como funciona o crédito habitação, há que saber o que acontece depois de ter a sua casa nova. Depois de ter o seu imóvel, terá que pagar uma prestação mensal durante um certo período de tempo, até um máximo de 40 anos.

Dependendo do contrato que celebrou, haverá vários fatores a afetar a prestação mensal, desde a Euribor até ao spread. Sendo um crédito habitação, a prestação mensal pode durar até 40 anos, logo é importante tentar fazer com que a prestação seja o mais baixa possível – lute por cada cêntimo.

Deve procurar sempre uma entrada inicial forte, para que a instituição tenha mais confiança no processo, e para que possa obter um spread mais baixo – o que reduz quanto paga no crédito habitação.

Pode ainda amortizar o crédito habitação ao longo da duração do mesmo. Deve, no entanto, procurar saber sempre os seus direitos e deveres ao longo do processo, e caso tenha escolhido uma instituição que se preocupa consigo esta não só o ajudará a perceber como funciona o crédito habitação, mas também o irá apoiar sempre que tiver questões ao longo do tempo.

Visite casas para compra e venda sem sair do sofá >>
Veja também: