Como funciona o sistema Start Stop

Costuma ver os carros a desligar e ligar nos semáforos e trânsito? Conheça o sistema Start Stop que reduz o consumo de combustível e é mais amigo do ambiente.

Como funciona o sistema Start Stop
Morando numa grande cidade há vantagens, caso contrário é dispensável.

Desliga. Liga. Arranca. Para. Desliga. Liga. Arranca. Para. Desliga. Liga. Arranca. Para. Pelo meio há um semáforo, ou pode ser apenas trânsito. Filas longas que teimam em não terminar. A pensar na condução citadina o mundo automóvel arranjou uma solução capaz de poupar combustível e baixar as emissões de CO2, fazendo com que o carro hibernasse momentaneamente quando está parado. É o sistema start stop
Este sistema foi iventado pela empresa francesa de produtos para automóveis Valeo, no saudoso ano em que o Europeu de futebol se disputou em Portugal (2004).
 

Como funciona?

Com a integração deste sistema o carro torna-se um pouco mais inteligente. Isto é, o seu automóvel sabe quando deve desligar e ligar recorrendo a sensores (caixa de velocidades, rodas e cambota) permitindo que o sistema funcione mantendo-o em segurança, no entanto há sinais que tem de dar ao seu carro para que ele ative o sistema Start Stop. Saiba ainda que pode desativá-lo no computador de bordo ou então num botão específico no tablier - depende dos modelos.

 

Como acionar o sistema Start Stop

Vamos fazer uma viagem pelo método que deve seguir para que o carro se desligue quando está parado nos semáforos ou no trânsito. Este método varia tendo em conta o tipo de caixa que o seu automóvel tem, ou seja, se for caixa manual terá de seguir uns passos, se a caixa for automática o processo é diferente.
 

Caixa manual

Esta é a mais utilizada no parque automóvel português, contudo do outro lado do Atlântico, nos EUA a realidade é diferente. Para que o carro desligue neste tipo de caixa deve:
  • apertar a embraiagem
  • colocar a alavanca de velocidades em ponto morto
  • largar a embraiagem

Para seguir viagem basta:
  • apertar a embraiagem
  • engrenar a primeira
 

Caixa automática

No caso das mudanças automáticas o processo é ainda mais simples, assim, para que o carro se desligue deve:
  • apertar o travão - quando o automóvel para, não tem passado um segundo e o carro desliga-se

Para arrancar basta:
  • apertar o acelerador - desta forma o carro liga e arranca normalmente


Há ainda alguns sistemas Start Stop que têm um upgrade que permite que o carro se desligue quando viaja numa descida e não tem o pé no acelerador, o que acontece, por vezes, em descidas mais acentuadas em autoestrada, desta forma poupa combustível e reduz as emissões de CO2. Para fazer com que estas emissões sejam 0 terá mesmo de optar por um carro elétrico.

Este sistema pode ser útil se a sua condução for maioritariamente citadina, e dependendo das cidades que visita, numa grande metrópole, com mais trânsito, o Start Stop é útil, no entanto numa cidade com pouco trânsito este sistema acaba por ser desnecessário.


Veja também: