Publicidade:

Como ganhar dinheiro com artesanato: 10 formas de rentabilizar talentos

Se tem jeito para trabalhos manuais e faz umas obras de arte, então está na hora de as partilhar com o mundo e saber como ganhar dinheiro com artesanato.

Como ganhar dinheiro com artesanato: 10 formas de rentabilizar talentos
Não precisa de inventar a roda, só precisa de ser original na sua arte

Vamos explicar-lhe como ganhar dinheiro com artesanato para que possa optimizar o seu tempo e lucrar com o seu talento. Às vezes o artesanato tem uma função apenas decorativa, mas na maior parte delas tem também um propósito e uma utilidade. Se souber escolher bem que produtos desenvolver, pode ganhar dinheiro com o seu talento. Se forem bem feitas, acredite que não faltarão interessados.

Como ganhar dinheiro com artesanato: o valor da arte

O artesanato já foi a fonte de sustento para muita gente. Com a industrialização muita coisa passou a ser feita maquinalmente e em série. Deixou de haver tantos artesãos, porque as pessoas preferiam comprar coisas modernas, muitas vezes mais baratas, deixando de comprar tantos produtos feitos manualmente.

Mas as modas são cíclicas e por vezes as pessoas recordam-se de como algumas coisas que deixamos perdidas no tempo têm o seu valor. Por isso, estamos numa fase em que se voltou a dar valor à olaria, à tecelagem manual, às rendas.

Mas nem todo o artesanato é como o de antigamente. Hoje em dia fazem-se muitas coisas originais e que têm muita saída. Para quem vive na cidade e não tem uma oficina ou um espaço grande onde fazer jarras e taças de barro, é mais prático que se dedique a uma escala mais pequena.

E é dessas coisas que lhe vamos falar, para que saiba como ganhar dinheiro com artesanato. E não se esqueça que uma peça bonita, com bons materiais e acabamentos é sempre mais atrativa do que uma que pareça saída de uma aula de Educação Visual do 5º ano. Estas são as nossas sugestões.

Velas

como-ganhar-dinheiro-com-artesanato

Já lhe explicámos como pode fazer velas em casa. Esta é uma ideia original que lhe pode render algum dinheiro.

Sabonetes

Também os sabonetes artesanais são um bom exemplo de como ganhar dinheiro com artesanato.

Cremes

É certo que, neste caso, as pessoas possam ser mais cépticas e terem receio dos produtos usados ou mesmo que os cremes não sejam realmente artesanais. Mas se começar com as pessoas que conhece e que confiam em si, esta pode ser uma boa ideia. Se ainda não sabe como se fazem, veja os nossos artigos sobre como fazer cremes naturais em casa e o dos cremes outono-inverno.

Material escolar e acessórios

Mudando de registo, em vez de estética vamos falar de como ganhar dinheiro com economato. Se um pouco antes do regresso às aulas fizer um bom stock de materiais, tem aqui uma boa forma de ganhar dinheiro com artesanato.

Especialmente as raparigas adoram este tipo de coisas e vão ficar maravilhadas com a ideia de ter algum material completamente diferente daquele que as amigas vão levar para a escola.

Sacos de pano, cadernos forrados, caixinhas decoradas e porta-chaves são apenas algumas ideias de coisas que pode fazer com variadíssimos materiais.

Fatos e roupas originais

como-ganhar-dinheiro-com-artesanato

Leu o nosso artigo sobre DIY Halloween? Quem diz Halloween diz Carnaval. Se tem jeito para a costura, não pense mais em como ganhar dinheiro com artesanato, porque acabou de descobrir.

E não precisa de ficar pelos disfarces. Toda a roupa que seja capaz de produzir poderá ter muita saída, desde que encontre o sítio certo para as vender. Feiras e mercados, algumas lojas e até através de uma página de Facebook bem organizada podem ser excelentes pontos de venda.

Se sabe fazer crochet, aproveite para usar apliques nas roupas ou faça peças totalmente em crochet. Se até há pouco tempo o crochet era negligenciado, agora voltou a ter o seu encanto.

Joias

Basta comprar as peças que achar mais adequadas, fios, fechos, cola e mais um ou outro material e seja criativo. Combine as peças da forma mais original e diferencie-se do que é comum.

Produtos reciclados

como-ganhar-dinheiro-com-artesanato

Já partilhámos consigo 8 ideias para reutilizar garrafas de plástico. Mas há muitos outros materiais que podem ser reaproveitados e dar origem a novos. Garrafas e frascos de vidros, com uma simples decoração para lhes dar outro ar, podem tornar-se em belos castiçais, jarras para flores ou até candeeiros.

Produtos alimentares

Desde chocolates a compotas, bolos e bolachas, se sabe cozinhar não desperdice esse dom. Não se esqueça de caprichar na imagem e na apresentação, para se diferenciar da concorrência.

Paletes

Se gosta de usar materiais de grande dimensão, trabalhar madeira, lixar, pintar, envernizar, talvez seja este o tipo de artesanato adequado para si.

Reutilizar paletes está na moda e isso tem uma razão de ser. Não só estamos a aproveitar materiais que, de outra forma, iriam para o lixo, como estas dão peças de decoração incríveis.

Compra e revenda

Voltando ao artesanato mais tradicional, e se o jeito para qualquer tipo de trabalho manual é nulo, saiba como ganhar dinheiro com artesanato sem produzir absolutamente nada!

Se sabe de alguém numa aldeia (ou mesmo na cidade) que tenha peças com qualidade e se souber de um espaço interessado nesse tipo de materiais, proponha sociedade a esse artesão e sirva de intermediário, ganhado uma comissão. Não são poucas as lojas que hoje em dia vendem peças mais tradicionais e onde estas custam bem mais do que há muitos anos atrás, por estarem na moda.

Onde vender?

como-ganhar-dinheiro-com-artesanato

As plataformas online são sempre uma opção, mas estas coisas funcionam muito bem em feiras e mercados de rua. As pessoas vêem os seus produtos ao vivo, podem mexer e fazer-lhe perguntas, e isso facilita-lhe a vida. Desta forma, tem a oportunidade de explicar o seu processo de produção, mostrar a mais-valia dos seus produtos e aliciar os clientes duma forma direta.

Também pode sempre arranjar um espaço interessado em vender a sua arte. Nesse caso, terá que dividir os lucros, por isso o preço deverá ser superior. Em qualquer uma das situações, faça bem as contas a quanto gastou em materiais para garantir que essa despesa é coberta pelo pagamento e que ainda tem algum lucro com a venda.

Sugerimos-lhe algumas feiras e mercados cujas organizações pode contactar para tentar garantir um espaço para a sua banca:

Se não mora em Lisboa ou no Porto, se estes espaços não lhe dão jeito ou se por algum motivo não fazem sentido para si, contacte a sua Junta de Freguesia e informe-se sobre alguma feira ou mercado que possa haver na sua zona.

Veja também: