Como incentivar a leitura infantil

Já todos conhecemos os benefícios de incentivar a leitura infantil para a educação e desenvolvimento das crianças: saiba como fazê-lo.

Como incentivar a leitura infantil
Dicas e sugestões a não perder

Incentivar a leitura infantil é uma necessidade já muito debatida e reconhecida. De facto, é extremamente benéfico para as crianças criarem hábitos de leitura desde muito cedo. A leitura ajudá-las-á não só a desenvolver as competências relacionadas com o uso da língua, mas também será útil para conseguirem atingir objetivos em diversas áreas do saber. A leitura estimula o raciocínio e a criatividade para além de dar a conhecer outros mundos (reais ou imaginários).


Incentivar a leitura infantil: competências linguísticas e não só


Tenha livros em casa

As crianças que têm livros, revistas e jornais em casa como objetos de uso frequente são mais facilmente incentivadas para a leitura. Isto porque o simples facto de os livros existirem em vários pontos da casa fará com que elas tenham curiosidade em abri-los, lidar com eles, familiarizarem-se com diversos tipos de escrita, descobrir-lhes segredos e características. Se não tiverem qualquer contacto com os livros, as crianças não os verão como objetos de interesse.



Leia histórias aos seus filhos

A atividade de ler histórias para as crianças deve começar muito cedo. Os pais podem iniciar este momento de partilha desde o berço, lendo histórias simples e do agrado dos bebés. À medida que vão crescendo, esta atividade tornar-se-á num hábito que os ajudará a estimular a criatividade e a acumular informação. Não se preocupe com a quantidade de livros que lhe lê, pois as crianças têm uma capacidade incrível de absorver informação.



Adeque a leitura à faixa etária

Os livros que lê aos seus filhos devem ser adequados à idade da criança. As livrarias têm disponíveis secções de acordo com as idades e, geralmente, os próprios livros trazem essa informação. Contudo, não se assuste se achar que as histórias têm vocabulário que o seu filho não conhece; pelo contrário, faça com que isso aconteça. Os livros também ajudam a aumentar o vocabulário dos miúdos. Esteja sempre preparado para lhe explicar o significado de alguns vocábulos.



Leve sempre um livro consigo

Os pais são o modelo a seguir pelos filhos. Não adianta dizer-lhes que eles devem ler se você não o fizer. Torne a leitura uma atividade diária. Se o seu filho o vir a ler, vai com certeza imitar esse comportamento. Leve sempre um livro de bolso na carteira e estimule o seu filho a fazer o mesmo. Assim, poderão ocupar os momentos de pausa do dia com a leitura: enquanto esperam no consultório médico, numa repartição pública, nos transportes públicos, na praia. A atividade, ao ser partilhada, será muito mais agradável e trará muitos mais benefícios do que jogar Candy Crush no telemóvel.

Incentivar para a leitura infantil será uma tarefa fácil se ela estiver sempre associada a momentos de prazer. As crianças ficam contagiadas pelas leituras entusiastas dos pais e procurarão fazer as leituras delas. Estimule-os a recontar histórias, ou mesmo a dramatizá-las, ou ainda a criarem as suas próprias histórias. Os benefícios far-se-ão sentir a curto, médio e longo prazo.
Aposte na Formação dos seus filhos >>
Veja também: