Publicidade:

Como ir para uma entrevista de trabalho: 6 sugestões importantes

Procurar emprego apresenta vários desafios. Quando o telefone toca saiba como ir para uma entrevista de trabalho.

Como ir para uma entrevista de trabalho: 6 sugestões importantes
Preparação prévia é extremamente importante

Para quem está à procura de emprego, conseguir uma entrevista é um momento motivador, mas também repleto de ansiedade à volta da preparação. Para quem está a tentar mudar o rumo da vida profissional também. Seja qual for a sua situação, saiba como ir para uma entrevista de trabalho.

Os pontos que detalhamos têm sobretudo a ver com uma preparação que deve ser atenta ao detalhe, e quase encarada como um exame final. Não deve, contudo, deixar de parte a sua própria personalidade. Um equilíbrio destes elementos é a chave.

Como ir para uma entrevista de trabalho: 6 pontos para preparar

1. Pontualidade

Parece óbvio, mas a pontualidade implica alguma preparação. Estude bem a localização do local da entrevista e se for de automóvel preveja locais de estacionamento, dificuldades no trânsito e distância a percorrer a pé. Se se deslocar de transportes públicos, tenha em conta horários, possíveis atrasos e alternativas caso alguma coisa falhe.

Chegar atrasado a uma entrevista vai passar uma imagem negativa ao possível empregador, mas chegar muito antes da hora também não é necessariamente positivo. Entre 5 a 10 minutos antes é o suficiente para marcar a sua posição e dar a entender que cumpre horários.

2. Estudar a empresa

Antes da entrevista, perca algum tempo a estudar a história da empresa para a qual vai ser entrevistado, o negócio, os produtos ou serviços que disponibilizam. Sobretudo se estiver a entrevistar para uma função mais genérica, ou linear a várias áreas de negócio, demonstrar bons conhecimentos sobre a empresa e os seus produtos vai destacar a sua candidatura e entrevista.

Pode inclusivamente usar esta informação para fazer perguntas ao entrevistador, quando for oportuno. Saber perguntar também faz parte de como ir para uma entrevista de trabalho.

entrevista emprego

3. CV e portfólio

Conheça bem o seu currículo. À partida, o CV que enviou na candidatura já foi forte o suficiente para chamar a atenção dos recrutadores, mas lembre-se que as únicas informações que eles têm sobre si é o que está lá e é nisso que se vão focar. Saiba explicar bem as funções que já teve, responder a perguntas sobre períodos em que possa não ter trabalhado, perguntas sobre o passado académico e atividades extra-curriculares etc.

Se a área em que trabalha se inclui no design, fotografia, marketing, ou outra em que lhe tenha sido pedido um portfólio ou exemplos práticos do seu trabalho, faça-se acompanhar por isso, mesmo que já os tenho enviado aquando da candidatura.

4. Apresentação física

Uma boa primeira impressão é muito importante. Ao ter estudado a empresa, talvez já tenha uma ideia do tipo de ambiente em que vai trabalhar e do tipo de roupa que pode ou deve usar. Tenha em atenção se o vestuário é formal ou mais casual, e se for demasiado bem vestido para a entrevista, isso só demonstra como está interessado em fazer passar uma boa imagem.

Mas lembre-se da máxima “less is more”. Uma excelente e elegante apresentação não tem de refletir exageros, mas deve refletir o que o motiva e quem é.

ALT entrevista

5. Perguntas e respostas

O aspeto mais importante da entrevista é o diálogo que estabelece com o recrutador. Tente estabelecer uma conversa cordial, mas tente também ler quem o está a entrevistar e se é pretendido um tipo de conversa mais formal ou não. Evite usar muitas vezes o “eu” e aborde as coisas de uma forma mais geral. Quando as perguntas forem pessoais, obviamente que isto não se aplica, mas pode tentar demonstrar a sua motivação em trabalhar em equipa se esse for o caso, e se essa for a sua experiência anterior.

Vão, com certeza, questioná-lo sobre as suas fraquezas, é importante saber quais são e justificá-las. Assim como os pontos fortes. Perguntas sobre o salário podem acontecer e essa é mais uma razão para a importância da preparação prévia. Tem de ter em conta o tipo de posição oferecida, o seu valor no mercado… Evite valores específicos e fale em intervalos e expectativas.

6. Atitude positiva e confiança

Saiba vender as suas capacidades e competências profissionais, e mais uma vez, conheça o seu valor no mercado. É bastante importante não confundir confiança com arrogância. Este passo define como ir para uma entrevista de trabalho. Tem de transmitir a ideia de que é uma mais-valia para a empresa, que não vai simplesmente preencher uma vaga, mas que tem o potencial para fazer a empresa crescer.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.