Publicidade:

Como lavar alface e secá-la corretamente?

Pratos coloridos, cheios de verde e de abrir o apetite? Sim. Mas saiba, antes de servir, como lavar alface e secar as suas folhas, para ter saúde à mesa.

Como lavar alface e secá-la corretamente?
Não deixe a alface muito tempo de molho em água

A alface é um dos legumes mais consumidos pelos portugueses e, daí, ser tão importante falar em sobre como lavar alface, de maneira a eliminar toda sujidade e bactérias nela existentes.

Efetivamente, passar esta verdura sobre água corrente não é suficiente para garantir a sua correta higienização. Siga os nossos passos e espreite, ainda, as dicas que lhe deixamos sobre como conservar este produto hortícola durante mais tempo. Ora, tome nota.

Como lavar alface em 6 passos


AlfaceFonte: Pixabay/Pexels

  1. Comece por descascar a alface e deite fora as folhas exteriores;
  2. de seguida, lave a alface em água corrente e retire o talo com uma faca ou com a mão;
  3. remova qualquer parte deteriorada ou escurecida;
  4. separe as folhas com as mãos;
  5. encha uma tigela grande com água fria com uma chávena de vinagre e deixe a alface de molho nessa água;
  6. mexa a alface com as mãos para que se libertem todos os resíduos;
  7. passados 20 minutos, remova as folhas da água, agite-as e coloque-as sobre um papel/toalha.

Como secar a alface: 4 métodos


1. Escorredor de alface

Coloque a alface já lavada no escorredor, gire a manivela e, com poucos movimentos, terá a sua alface completamente enxuta.

2. Papel de cozinha

Depois de sacudir a água da lavagem da alface, disponha-a sobre papel de cozinha e enrole o papel, delicadamente, de modo a absorver a água, sem esmagar a alface.

3. Ao natural

Escorra a água de lavagem do alface, agite o recipiente, sacuda a alface e deixe a alface secar por si.

4. Saco de pano

Se tem aí por casa um saco de pano (para guardar o pão, por exemplo), pode utilizá-lo para esta tarefa. Coloque a alface, previamente lavada, dentro do saco e agite-o vigorosamente de modo a libertar toda a água.

Dicas e truques extra

  • Para conservar a alface, coloque as folhas num papel ou toalha, enrole-o com a verdura dentro e ponha esse rolo dentro de um saco plástico. Leve ao frigorífico e terá alface fresca durante 5 a 6 dias.
  • O escorredor de alface é o melhor utensílio para secar alface.
  • A alface embalada com a indicação “pré-lavada” não deve ser lavada novamente, antes de consumir.
  • Cuidado: não deixe a alface de molho na água por muito tempo, mas sim apenas os minutos necessários à libertação dos seus resíduos.

Curioso com este passo a passo que lhe deixámos? Já segue todas estas indicações? Se sim, ainda bem… Mas, temos quase certeza que ainda não conhecia esta técnica infalível para conservar a alface durante mais tempo – não é verdade? Há sempre truques que podemos aprender e pôr em prática, pois só vão contribuir para simplificar e melhorar muito mais a nossa vida do dia a dia. Concorda?

Veja também: