Como lavar as sapatilhas

Lavar as sapatilhas regularmente é obrigatório para prevenir maus cheiros e as preservar por mais tempo.

Como lavar as sapatilhas
A forma correta de lavar as sapatilhas

Especialmente se é atleta ou usa muito as sapatilhas, é natural que estas sofram um desgaste que importa controlar, pelo que as deve lavar com regularidade para evitar maus cheiros ou que o excesso de lixo as estrague. Contudo, são necessários alguns cuidados ao lavar as sapatilhas para não danificar os materiais e a qualidade do calçado. Fomos investigar e temos as melhores dicas para lavar as sapatilhas.
 

8 Dicas para lavar as sapatilhas


1. Para começar, se gosta das sapatilhas, não as coloque a lavar na máquina de lavar porque o mais certo é estragar o seu par preferido. As sapatilhas não devem ser lavadas na máquina porque podem deformar ou danificar os materiais. Nunca lhe aconteceu descoser uma parte da sapatilha ou rachar a borracha da biqueira ou das laterais? 

2. Pelas mesmas razões, também não deve deixar as sapatilhas de molho. Antes de lavar as sapatilhas, remova as palmilhas e os atacadores e escove cada par com uma escova seca para retirar a maioria das impurezas e simplificar a lavagem.

3. As sapatilhas sejam de tecido ou de couro devem ser lavadas imediatamente para evitar que as sujeiras entranhem, danificando-as ou complicando a limpeza.

4. De seguida, deve lavar as sapatilhas à mão, com água fria abundante e sabão neutro com a ajuda de uma escova macia ou um pano. Quando terminar, confirme que não ficaram quaisquer resíduos que possam manchar as sapatilhas. 

5. No caso das sapatilhas de couro, o processo é o mesmo, contudo, devem ser limpas apenas com o pano humedecido para não danificar o couro. Uma boa dica para hidratar o couro é aplicar, de vez em quando, um pouco de vaselina.

6. As palmilhas são lavadas da mesma forma, à mão, com água fria, sabão neutro e a ajuda de uma escova. Já os atacadores podem ser lavados na máquina, amarrados um ao outro, dentro de uma bolsa própria para que não se percam. 

7. Para secar, coloque as sapatilhas numa superfície plana, ao ar livre, numa zona com boa ventilação, longe do sol e do calor, que podem deformar, descolorar ou ressecar as sapatilhas. Para acelerar o processo de secagem, pode colocar papel de cozinha dento das sapatilhas para absorver a humidade. As sapatilhas demoram, pelo menos, 12 horas a secar.

8. Por fim, nas grandes superfícies ou em boas sapatarias, encontra materiais de limpeza e preservação do calçado que podem ser uma boa ajuda. É uma boa ideia, e vai simplificar muito a sua vida, colocar um produto impermeabilizante antes de usar as sapatilhas pela primeira vez.


Veja também: