Como lavar tapetes em casa

Lavar tapetes em casa parece missão impossível mas está muito longe disso. Alguns cuidados semanais diminuem o trabalho.

Como lavar tapetes em casa
5 Dicas testadas e aprovadas.

Lavar tapetes em casa é daquelas tarefas que ninguém quer fazer. Considerando que a maioria das pessoas vivem em apartamentos, quando se trata de tapetes grandes, pode ser complicado mas é possível. Não convém é deixar passar muito tempo até os lavar porque entre pó, lixo dos sapatos ou comida, há muita porcaria e bichinhos a viver nos seus tapetes. 
 

5 Dicas para lavar tapetes em casa

 

1. Sujou, limpou

Considere esta como uma dica prévia que vale para tapetes como para outra coisa qualquer: limpe no momento em que sujou. Caso contrário, a nódoa vai entranhar de tal forma que, das duas uma: demora o triplo do tempo a limpar ou a nódoa não sai de maneira nenhuma.
 

2. Aspire com frequência

Se tem muitos tapetes em casa, é importante que tenha um aspirador potente para lhes fazer frente. Depois, pelo menos uma vez por semana, aspire todos os tapetes e carpetes - especialmente, se usa o calçado da rua dentro de casa. Não só os mantém limpos como duram mais tempo.
 

3. Como limpar pelo de animais dos tapetes

Quem tem animais em casa, com certeza já se viu grego para se livrar dos pelos dos cães ou dos gatos dos tapetes e carpetes. Pois bem, descobrimos uma dica que vai mudar a sua vida! Basta pulverizar, do alto, o tapete com vinagre e depois é só aspirar normalmente. O vinagre ajuda a soltar os pelos e facilita o trabalho. Não acredita? Confirme aqui.


 

4. Como limpar manchas dos tapetes

O tapete de casa não cabe na máquina de lavar, não quer investir na lavandaria mas também não sabe como limpar, os meses passam e quando dá conta o tapete está encardido. Mas como lavar os tapetes em casa e livrar-se dessas manchas? Simples: 3 colheres de sopa de vinagre, 2 colheres de sopa de detergente, 1 litro de água morna, faça muita espuma, pegue num pano limpo ou numa escova suave e é só esfregar!
 

5. Como lavar os tapetes sem água

Uma vez a cada seis meses é conveniente fazer uma limpeza mais profunda. Para isso, com a ajuda de uma peneira, polvilhe o tapete com uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e amido de milho, deixe repousar 12 horas e depois é só aspirar. Sai tudo!

Para se livrar de odores indesejáveis, com a ajuda de uma escova fina, lave os tapetes com uma mistura de partes iguais de água e vinagre. Já para se livrar das manhas de gordura nos tapetes basta colocar fazer um monte com pó de talco em cima da mancha, deixar atuar e lavar normalmente - repetir, se necessário.
 

Tudo sobre a sua casa com a Newsletter do E-Konomista !


Veja também: