Como lidar com a aquaplanagem

A aquaplanagem faz com que muitos condutores percam o controle do carro. É importante saber evitar que isso aconteça.

Como lidar com a aquaplanagem
Saiba o que fazer

Aquaplanagem acontece quando existe demasiada água debaixo das rodas do carro, o que faz com que os pneus não tenham tração e o carro deixe de responder ao condutor. O resultado costuma ser a perda de controle.

A aquaplanagem é um perigo sério a que qualquer condutor está sujeito, desde que o terreno permita que isto aconteça. Saber como lidar com a situação quando ela acontece pode acabar por lhe salvar a vida.
 

O que fazer quando aquaplanar

 

1. Não entre em pânico

A primeira coisa que tem de fazer é não entrar em pânico. Se entrar em pânico e começar a fazer de tudo para recuperar o controle do carro só vai fazer com a situação piore, e estará a pôr em perigo a sua vida, bem como a dos que o rodeiam.

Quando o carro começa a aquaplanar, o mesmo começa a deslizar por alguns segundos sem que se consiga controlar. O melhor a fazer é esperar e manter a calma. Tentar recuperar logo o controle só vai fazer pior.

 

2. Utilize o volante com cuidado

Se tiver que virar durante a aquaplanagem não faça qualquer tipo de movimento brusco. Vire o volante na direção em que quer que o carro vá com muito cuidado, e o mais ligeiramente possível. Como não tem controle do carro, é provável ter que reajustar depois de virar inicialmente. Não entre em pânico!

 

3. Não use os pedais

Assim que se aperceber que não tem controle, a primeira reação vai ser a de travar, mas isto só vai fazer pior. Travar, acelerar e por vezes usar a embraiagem vão apenas fazer com que o carro fique violentamente descontrolado. Durante a aquaplanagem retire os pés dos pedais com cuidado e espere até recuperar o controle.

Se tiver mesmo de travar, pressione ligeiramente o pedal várias vezes, nunca travando a fundo. Lembre-se que os seus pneus estão com demasiada água debaixo deles, mas a menos que esteja a tentar conduzi no rio a situação  vai durar apenas uns segundos. 

 

4. Conduza com prudência

A melhor forma de evitar perder o controle é  ter muito cuidado a conduzir à chuva. Os primeiros minutos de chuva são os piores, pois a água vai humedecer óleos e outras substâncias secas na estrada.

Se possível, reduza a mudança, evite conduzir em cima de poças de água e mantenha-se atento. É importante, também, manter os pneus em boas condições. Mais vale chegar ao destino são e salvo do que espatifar o carro e ter que pagar um novo.


Veja também: