Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
24 Set, 2015 - 08:30

Como lidar com as críticas no trabalho?

Júlia de Sousa

Independentemente da sua área profissional ou posição terá sempre que saber lidar com as críticas no trabalho. Saiba como.

Como lidar com as críticas no trabalho?

Tenha sempre isto em mente: ocasionalmente terá que lidar com críticas no trabalho. Independentemente da sua área profissional, da empresa em que trabalha ou da posição que ocupa e sejam elas (as críticas) de colegas ou chefias, positivas ou negativas, as críticas fazem parte do dia-a-dia laboral. No entanto, ainda que este seja um facto assumido e conhecido, nem todos os profissionais sabem como reagir perante as críticas de que são alvo e acabam por assumir posturas demasiado defensivas, que em nada ajudam. Conheça algumas dicas que o vão ajudar.

5 Dicas para lidar com as críticas no trabalho

Se as críticas positivas são mais fáceis, as negativas nem por isso e acabam por deixar os profissionais numa situação (de certa forma) desconfortável. Em primeiro lugar porque revelam que o desempenho profissional está a ser observado e avaliado ou (até) posto em causa pelas chefias.

Qualquer que seja o caso, as críticas podem afetar o seu desempenho e influenciar os seus níveis de stress, daí que seja tão importante saber encarar estas críticas e lidar com elas de forma positiva. Veja como:

1. Ouça e mantenha uma postura profissional

Lembre-se: as críticas fazem parte do trabalho. Mas, independentemente, de concordar ou não com a crítica que lhe está a ser feita, evite adotar uma postura defensiva ou negativa. Ouça o que lhe está a ser dito e mantenha sempre uma postura profissional. Tenha sempre em mente que as críticas (por norma) não têm por objetivo “deitá-lo abaixo”, mas sim ajudá-lo a melhorar e a progredir em termos profissionais. Desta forma, mostra que sabe ouvir o que os outros têm para lhe dizer. E mais importante ainda: evita dizer algo que não deve e que pode afetar a sua imagem profissional e/ou a sua posição na empresa.

2. Não responda… de imediato

Se recebeu uma crítica não se levante para responder/defender-se já. Por vezes o melhor é ouvir primeiro e “digerir” a informação, por isso aproveite para refletir sobre o que lhe foi dito. Analise a crítica que lhe foi feita e pense se a mesma tem fundamento ou se é injusta. Esta análise será fundamental para saber como agir daqui por diante. Mais: responder no calor do momento, nunca é a melhor opção, porque o mais certo é dizer algo que pode vir a arrepender-se depois e que pode prejudicar a sua carreira e o seu sucesso profissional.

Ainda assim, se depois de analisar cuidadosamente o que lhe foi dito, considerar que tem algo a dizer (nem que seja para reconhecer que a crítica foi merecida), faça-o, mas mantendo sempre uma postura profissional (tal como falamos no primeiro ponto).

3. Não tenha receio de pedir esclarecimentos

Mas atenção, as críticas são válidas se tiverem fundamento. Por isso, se considera que algo não está claro nas críticas de que foi alvo, peça que o clarifiquem e que o ajudem a perceber a razão das críticas ou quais as áreas em que necessita de melhorar.

4. Evite ficar na defensiva e arranjar desculpas

Ao invés mostre que está disposto a aprender com as críticas e a melhorar a partir daqui. Isto revela a sua capacidade de “encaixar” as críticas e opiniões que lhe são feitas.

5. Não leve as coisas demasiado a peito

O mais normal é que os “alvos” das críticas as encarem como algo pessoal. Mas estão errados. Sim, vai doer, ninguém diz o contrário. Afinal, ninguém gosta de ser criticado. Mas estas críticas não dizem respeito a si enquanto pessoa/individuo. Mas sim a algo relacionado com o seu trabalho. Estas críticas são (ou esperam-se) construtivas, com vista a ajudá-lo a crescer. Não deixe que isso o afete emocionalmente.

Críticas como processo de aprendizagem

Saber lidar com as críticas no trabalho é uma capacidade fundamental para qualquer profissional. A forma como encara e reage perante as várias críticas que lhe vão sendo feitas ao longo da sua carreira vai ser determinante para o seu sucesso profissional e até pessoal.


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