AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como lidar com colegas de trabalho difíceis?

Conheça algumas dicas que o podem ajudar a lidar com colegas de trabalho difíceis.

Como lidar com colegas de trabalho difíceis?
Nem sempre é fácil, mas há forma de ultrapassar as relações mais difíceis no trabalho.

Já diz o ditado: “não se pode agradar a gregos e a troianos”. E se acha que é o único a ter colegas de trabalho difíceis está muito enganado.
 
É certo que saber trabalhar em equipa e lidar com diferentes personalidades e feitios faz parte do dia-a-dia de qualquer profissional, mas nem sempre é fácil. A verdade é que é no trabalho que passa grande parte do seu tempo e a certa altura os conflitos podem surgir. Faz parte! Mas se esses conflitos se devem a dificuldades de relacionamento com colegas de trabalho difíceis, não desespere. Pode não haver uma “fórmula mágica” para mudar a personalidade dos seus colegas, mas há certamente forma de o ajudar a lidar e ultrapassar essas dificuldades.
 

Dicas para lidar com colegas de trabalho difíceis

Já alguma vez esteve perto de perder as estribeiras com algum colega de trabalho? Ou tem dificuldade em lidar com um colega problemático ou quezilento? Não se preocupe, não está sozinho. Colegas de trabalho difíceis existem em todas as empresas. O segredo passa por manter a postura e saber como lidar com eles. Veja as nossas dicas.
 

1. Mantenha a calma

Deixar que as suas emoções levem a melhor não é de todo a solução mais adequada. Antes de tomar qualquer decisão trate de manter a calma e evite entrar em conflitos desnecessários. Entrar num “bate-boca” não o leva a lado nenhum e nem tão pouco melhora o relacionamento entre si e os seus colegas ou os faz trabalhar melhor em conjunto. Além disso se mostrar que consegue manter a calma em situações de conflito vai mostrar que consegue manter o controlo e, certamente, vai ser mais respeitado pelos seus colegas e chefias.
 

2. Analise os colegas e as situações

Tente perceber se os comportamentos desses colegas difíceis são motivados pelas personalidades deles ou por circunstâncias das vidas deles. Pode dar-se o caso de estarem a atravessar uma fase complicada a nível pessoal ou profissional, por exemplo. Quem sabe se não o pode ajudar a ultrapassar os problemas.
 

3. Tente comunicar com eles

Uma boa conversa pode ser a resposta para o problema. Seja diplomático e tente dialogar com esses colegas de trabalho difíceis e, se necessário, esclarecer possíveis mal-entendidos.
 

4. Mantenha uma postura correta

Ou seja, não entre no "jogo do gato e do rato". Os seus colegas de trabalho podem ser difíceis, mas isso não significa que tenha que ser como eles. Mantenha sempre uma postura irrepreensível e tente manter uma boa relação com todos os seus colegas. Uma atitude positiva pode fazer toda a diferença.
 

Salve-se enquanto pode

Depois dos chefes difíceis é a vez dos colegas de trabalho difíceis.
 
Não lhe são dados a escolher os seus colegas de trabalho. Se tiver sorte vai cruzar-se com profissionais com quem vai entender-se “às mil maravilhas”. Mas o azar também lhe pode bater à porta e pode ter que lidar com colegas de trabalho difíceis e, por vezes, muito problemáticos. E se eles não tiverem solução, você pode sempre ter salvação. Como? Simples, sendo o mais profissional possível. Esta é resposta. Pode não se tornar o melhor amigo desses colegas, mas pelo menos vai poder trabalhar com eles e ser respeitado pela sua conduta.
 
Veja também: