Como lidar com pessoas difíceis no trabalho: 8 dicas

Conheça algumas dicas de como lidar com pessoas difíceis no trabalho. Aplique algumas destas estratégias e vai ver que o seu dia vai melhorar.

Como lidar com pessoas difíceis no trabalho: 8 dicas
Respire fundo… Porque nem sempre é fácil

Quer saber como lidar com pessoas difíceis no trabalho? Esteja atento a algumas das suas características.

Quem nunca se deparou, em contexto profissional, com pessoas difíceis? Aquelas que conseguem mesmo estragar o nosso dia ou, pelo menos, estragar o nosso humor por momentos. A par disso, há também aquelas que dificultam o nosso trabalho ou, pior, o comprometem, independentemente de se tratar de um colega, superior, cliente ou outra pessoa.

Características das pessoas difíceis


como lidar com pessoas difíceis

Há, realmente, algumas situações que são referidas em contexto profissional como recorrentes. Saber como lidar com pessoas difíceis nem sempre é fácil, até porque elas se caracterizam geralmente como pessoas que:

  • são inflexíveis, não se preocupam em ouvir o outro;
  • impõem ideias, opiniões e exigências;
  • complicam situações simples;
  • estão sempre a reclamar;
  • fazem críticas destrutivas;
  • põem a culpa e a responsabilidade dos seus erros e frustrações nos outros;
  • são agressivas e intimidadoras;
  • não são empáticas, nem levam em consideração os sentimentos e necessidades do próximo;
  • abusam do poder;
  • julgam constantemente;
  • tiram vantagens dos erros dos outros;
  • não aceitam críticas nem sugestões e outras ideias;
  • retiram a energia das pessoas à sua volta;
  • são intolerantes.

E não podemos esquecer que, às vezes, as pessoas difíceis somos nós. Certo? Por isso, será melhor não perder a paciência, respirar fundo e seguir algumas estratégias para o ajudar a saber como lidar com pessoas difíceis.

Não há uma receita única e tudo dependerá da pessoa e da situação com que lida, no entanto, existem algumas dicas que poderão ser úteis. Conheça algumas.

8 dicas para saber como lidar com pessoas difíceis


1. Respirar fundo! O seu bem-estar é prioridade

Respirar fundo vai ajudá-lo a acalmar-se e a saber lidar melhor com a situação. Se deixar, uma pessoa difícil facilmente provocará discussões e conflitos. Não se deixe levar. Respire fundo uma vez mais e impeça que a negatividade e agressividade o atinjam. Concentre-se em si e no seu bem-estar, e torne-o prioridade.

2. Manter o foco e não cair em provocações

Se respirar fundo não ajudar – isto porque há pessoas tão difíceis de lidar que conseguem incomodar, até, o funcionário mais calmo e paciente -, mantenha o foco na tarefa que está a realizar e tente abstrair-se. Perder o controlo nunca melhora uma situação.

3. Não interpretar como algo pessoal

Regra geral, uma pessoa difícil é-o com todos à sua volta, por isso não interprete como algo pessoal. Não se sinta ofendido com o comportamento, as ações e as opiniões dessa pessoa.

4. Fomentar a empatia

Por vezes, argumentar só vai aumentar a discussão, mas, sempre que possível, tente explicar o seu ponto de vista. Verifique também se não está a ser intransigente ou mal interpretado, e dê espaço e margem para gerar empatia (pôr-se no lugar do outro). O ideal será que ambas as partes se ajudem a entender onde estão as diferenças e consigam resolver a situação.

5. Atuar com respeito

Assumir uma atitude de respeito para um colega, dirigente ou cliente pode ser muito difícil quando sente que a pessoa não está a ser correta ou justa, mas evite o desrespeito e a ofensa. Manter o respeito ajudará a que a pessoa que está com mau comportamento “baixe a guarda” e, por vezes, perceba que está a ser incorreta.

Agir com respeito e de forma civilizada será sempre uma mais-valia, pelo menos a médio e logo prazo.

6. Centrar-se nas características positivas

Ninguém é apenas difícil, pois não? Por isso, tente encontrar o lado e os pontos positivos da pessoa difícil. Isso será fundamental para que consiga estabelecer uma ligação com ela e para construírem uma relação diferente.

7. Ser compreensivo

Ser compreensivo não significa que deva compactuar com feitios difíceis e incorretos, mas por vezes determinado comportamento difícil pode ser o resultado de alguma situação difícil que desconhece. Por isso, dê o benefício da dúvida, tente ajudar ou conversar e perceber o que se passa. Mostre os efeitos que o comportamento da pessoa difícil tem em si e no seu trabalho. Se não resultar, passe à dica 8.

8. Afastar-se da pessoa difícil

Pois é, não há receitas milagrosas, por isso, se a pessoa difícil continua a ser difícil apesar das tentativas de trabalhar com ela, de entendê-la, pode ser necessário que se mantenha longe dela. Tente! Quem sabe se não consegue alternar os horários de trabalho ou solicitar alterações para mudança de setor.

Por fim, e não menos importante, para saber como lidar com pessoas difíceis, desenvolva também o seu autoconhecimento, a sua inteligência emocional. Quanto mais e melhor se conhecer, reconhecer as suas qualidades, as suas inseguranças, expetativas, limitações, melhor conhecerá e saberá lidar com os outros.

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