Como limpar a casa de banho

Siga o nosso plano para limpar a casa de banho de forma simples, rápida mas eficaz. Em quinze minutos está tudo limpo!

Como limpar a casa de banho
Apenas cinco passos e está limpo!

Descubra a casa dos seus sonhos no conforto do seu sofá!De todas as tarefas domésticas, limpar a casa de banho não é das melhores coisas mas tem mesmo que ser feita. Uma casa de banho limpa, cheirosa e fresca está ali, taco a taco, com uma cama feita de lavado na lista das nossas coisas preferidas. 

Para limpar a casa de banho rapidamente, esta técnica é infalível: limpe de cima para baixo e da esquerda para a direita, ligue o turbo e vai ver que despacha tudo em quinze minutos. Agora, se estiver a fazer cócegas às loiças sanitárias e não seguir o mesmo roteiro todas as semanas…a limpeza vai demorar.
 

5 Passos para limpar a casa de banho de forma rápida e eficaz


Antes de avançar é preciso preparar o material. Já aqui recomendamos que tenha sempre os materiais de limpeza no mesmo local, de preferência dentro de um balde ou cesto para tornar a limpeza mais rápida e eficaz. Assim, tenha o detergente, o limpa vidros, a esponja, os panos microfibras, uma escova, o aspirador, o balde e a esfregona a postos para começar a limpar.
 


1. Arrume a casa de banho antes de limpar (1 minuto)

Vai perder muito mais tempo se for arrumando ou levantando as coisas à medida que lhe aparecem no caminho. Comece por retirar aquilo que está a mais: tapetes, toalhas, roupas perdidas, arrume os cremes que estão fora do sítio, o champô e o gel de banho, esvazie o balde do lixo e livre-se de tudo aquilo que possa dificultar a limpeza. 
 



2. Faça uma (espécie de) barrela (1 minuto)

A limpeza será muito mais fácil, especialmente se as loiças ou a porta do duche estiverem muito sujos, se colocar detergente nas loiças sanitárias antes de começar a esfregar. Com este pequeno truque humedece a sujidade e torna a limpeza mais fácil e rápida. No mínimo, coloque um abrasivo sanitário na sanita e na porta do duche aplique um spray para remover o calcário (da nossa experiência, se usado regularmente, o Cilit Bang é mesmo eficaz!)
 



3. Aspire primeiro (2 minutos)

Aspirar antes de limpar? É isso mesmo. A não ser que na vossa casa seja diferente, o mais certo é que tenha o chão cheio de pelos, pó e cabelos. Pois bem. Imagina para onde vai isso tudo enquanto limpa? Acertou: para as suas loiças sanitárias acabadas de limpar e, basicamente, esteve a trabalhar para aquecer. Além disso, à medida que lava a loiça vai sempre cair alguma água no chão, os cabelos, pó e pelos ficam colados, logo, dificulta e atrasa a limpeza.
 



4. Lave as loiças sanitárias, a zona do banho e o espelho (10 minutos)

Se cumpriu o segundo passo em todas as loiças sanitárias, já tem metade do trabalho feito, agora, é só esfregar (usa uma escova, se necessário) e, depois, passar com um pano microfibras húmido para limpar. Quanto à limpeza das loiças sanitárias não tem ciência mas destacamos alguns pontos que costumam ser esquecidos:
  • o rebordo interior da sanita nunca pode ser esquecido ou a sua casa de banho vai começar a cheirar a lavabo público. E não, o piaçaba não faz o serviço, tem mesmo que lá ir com a sua mão e uma esponja - foi para isso que as luvas foram inventadas!;
  • os pés do lavatório e do bidé também têm que ser limpos;
  • os azulejos e a porta do duche devem ser lavados e secos todas as semanas para não ganhar bolor;
  • nunca aplique o limpa vidros diretamente no espelho, antes pulverize em papel de cozinha e limpe;
  • use sempre água quente;
 

5. Lavar o chão (1 minuto)

Se teve o cuidado de aspirar o chão como sugerimos, agora basta passar a esfregona com uma mistura de detergente, um pouco de lixívia e água quente. 
 

Visite casas para compra e venda sem ter de sair do sofá!


Veja também: