Como limpar a casa de forma simples e rápida

Saber como limpar a casa com maior rapidez e mais facilidade está ao alcance de uma mão cheia de bons hábitos e alguma organização. 

Como limpar a casa de forma simples e rápida
Pequenas dicas que vão fazer mais pelo seu tempo

Ninguém gosta de limpar a casa mas não há com fugir a esta tarefa. Agora que já conhece as melhores dicas de limpeza doméstica, está na hora de descobrir alguns truques que vão facilitar a sua rotina de limpeza.

 

O básico

Organize o material. Organizar o material de limpeza por setores é meio caminho andado para uma maior organização e poupança de tempo. Coloque num cesto os produtos para limpar as casas de banho, noutro o material da cozinha, noutro o da sala e dos quartos, e assim por diante. Estando tudo a postos para começar, torna-se mais fácil começar. 

Faça micro-arrumações todos os dias. É impossível escapar àquela limpeza a fundo que temos de fazer regularmente, mas se adotar alguns pequenos hábito no seu dia-a-dia no sentido de não deixar acumular lixo ou coisas desnecessárias, vai sentir o ambiente muito mais leve ao desimpedi-lo do que não interessa. Deitar ao lixo os jornais do dia anterior é um bom exemplo.

Uma cama sempre feita e uma cozinha arrumada são os essenciais de uma casa limpa. Não deixe louça suja na pia - se usou algo, lave na hora. O mote “usar, limpar e guardar” é um bom guia para uma casa limpa com menos esforço.
 

 

Algumas dicas para poupar mais tempo na limpeza da cozinha…

  • Não espere para tirar manchas de gordura do fogão pois tornam-se mais difíceis e morosas de remover quando secas.
  • Passe um pano húmido o chão e nos armários uma vez por dia para evitar a formação de manchas nestas zonas da cozinha. Varra-a diariamente para evitar acumulação de lixo.


...do quarto

  • O quarto deve respirar comodidade, aconchego e saúde. Por ser um espaço íntimo do lar, há que mantê-lo o mais asseado e organizado possível. Limpar a casa também é, então, manter a roupa de cama organizada, arejar diariamente a divisão e guarda-roupa e estar atento a cabelos e pó que se possam acumular no chão. Varrer a divisão diariamente toma-lhe menos de 5 minutos e faz a diferença.
  • Além disto, cada coisa deve ter o seu lugar, de forma a que tudo seja mais fácil de encontrar quando necessário, sendo esta organização ainda mais premente no caso de quartos pequenos. Mantendo o asseio diariamente, perderá menos tempo na altura de uma limpeza a fundo. 


...das casas de banho

  • Juntamente com a cozinha, é prioridade quando o assunto é limpar a casa, sendo uma divisão que se suja com extrema facilidade. Deve ser feita uma pequena limpeza com mais frequência (dependendo também do número de pessoas que utiliza a divisão), que passa por passar um pano no lavatório, no chão e um produto de limpeza específico na sanita. A mistura de água e vinagre branco é bastante indicada para este fim.
  • Organize o papel higiénico, produtos de beleza e outros itens em prateleiras, de forma a que seja mais fácil limpar e encontrar o que procura. Na casa de banho, como nas outras divisões, a acumulação de coisas desnecessárias é meio caminho andado para a desorganização, pelo que deve ter o cuidado de não deixar que isto aconteça. Vai ver que desta forma limpar a casa se torna mais rápido e simples.


… e da sala.

O mais fácil para o fim. Este é, por norma, um espaço que dispensa grandes limpezas e organizações, desde que haja o cuidado de arejar o ambiente todos os dias. Retirar o pó acumulado a cada 15 dias é o suficiente, colocando os tapetes ao sol e passando o aspirador. Se adotar estes pequenos hábitos diariamente, limpar a casa tornar-se-á numa tarefa muito mais leve, para que tenha tempo para o que realmente importa!


Veja também: