Como limpar alumínio

Descubra algumas dicas para limpar alumínio e deixar tudo como novo. Vai ver que esta tarefa se vai tornar muito mais fácil.

Como limpar alumínio
Devolva o brilho às suas peças de alumínio

O alumínio, sendo um dos metais mais abundantes, tem inúmeras utilizações e não é, por isso, de estranhar que nas nossas casas existam diversos produtos feitos com este material. Na grande maioria das vezes, estes produtos de alumínio são lacados ou revestidos, anodizados ou pintados.

Mas, ainda que estes produtos sejam bastante resistentes à corrosão, para manter o seu aspeto suave e brilhante, há que ter alguns cuidados de limpeza. Para o ajudar nessa tarefa, vamos dar-lhe algumas dicas sobre como limpar alumínio que o vão ajudar a deixar tudo como novo.

Como limpar alumínio: o segredo

1. Utensílios de cozinha (como talheres, tachos ou panelas)

Antes de mais deve saber que se quer limpar o alumínio sem danificar as peças, deve ter atenção aos produtos e ferramentas de limpeza que escolhe. Quer isto dizer que para cada produto de alumínio que vai limpar há opções mais ou menos correctas. Por exemplo, para limpar os utensílios de cozinha (como talheres, tachos ou panelas) vai precisar de:

  • Detergente de loiça
  • Panela de alumínio
  • Vinagre branco ou sumo de limão ou bitartarato de potássio
  • Esponja para esfregar
  • Panos limpos
  • Polimento de metal não abrasivo

Para uma limpeza regular só precisa de lavar com o detergente e água quente. Para manchas mais difíceis o processo de limpeza consiste em remover primeiro todos os restos de comida e gordura com água e detergente.

Depois, coloque todos os utensílios numa panela de alumínio e encha de água. Por cada litro de água, junte duas colheres de sopa de vinagre branco ou sumo de limão ou bitartarato de potássio. Leve tudo ao lume até ferver e depois deixe arrefecer durante cerca de 15 minutos.

De seguida, enxague tudo com água e limpe com um pano seco. Com uma esponja (que não risque) lave o interior da panela onde ferveu tudo. Enxague com água e seque bem com panos secos.

No exterior da panela use um polimento de metal não abrasivo, seguindo as instruções da embalagem. Isto vai ajudar a prevenir a descoloração da panela.

2. Pia da cozinha

Qualquer cozinha tem uma pia de alumínio e também estas devem manter o brilho. Para limpar vai precisar de:

No caso da limpeza da pia da cozinha, pode fazer uma limpeza regular com detergente de loiça, uma esponja e água quente. Deve evitar usar esfregões muito abrasivos, para não danificar a superfície metálica.

Para uma limpeza mais profunda deve limpar com detergente e água para remover todos os restos de gordura. Enxague bem e depois corte um limão a meio e mergulhe em sal de mesa. Use a superfície com sal para esfregar a pia. Quando estiver brilhante, enxague e seque com um pano.

3. Móveis

Se tem móveis de alumínio que estão a perder o brilho, eis o que precisa para lhes devolver o brilho:

  • Detergente de loiça
  • Taça (grande)
  • Limão, vinagre ou bitartarato de potássio
  • Panos limpos
  • Esponja de cozinha (opcional)
  • Sal de mesa (opcional)
  • Cera de carros (para móveis de exterior)

Neste caso o processo de limpeza depende mais do acabamento dos móveis do que propriamente da base de alumínio. Ou seja, se os móveis que pretende limpar são revestidos com vinil, para limpar deve seguir os métodos de limpeza de materiais de vinil.

Mas vamos falar de móveis sem revestimento ou por pintar, como é o caso de cadeiras ou mesas de exterior, por exemplo. Neste caso, deve molhar os móveis com água (use uma mangueira). De seguida, lave com água e sabão, usando um pano.

Depois, numa taça misture vinagre e água (em proporções iguais, dependendo do tamanho da mobília, pelo menos 2 chávenas de água e duas chávenas de vinagre). Se pretender pode optar por misturar outro ácido (como limão ou bitartarato de potássio).

Embeba um pano (ou numa esponja) nesta mistura e aplique na superfície da mobília. Para manchas mais difíceis pode usar o método do limão com sal (mencionado no ponto anterior).

Quando estiver tudo a brilhar, enxague abundantemente com água e seque com um pano.  Se quiser, no final, pode aplicar (de acordo com as instruções da embalagem) cera de carro. Este passo vai ajudar a proteger os seus móveis dos danos causados pela exposição ao tempo exterior.

Veja também: