Como limpar a camurça

Limpar a camurça é mais simples do que julga. Saiba como manter os seus sapatos, casacos e carteiras de camurça impecáveis.

Como limpar a camurça
Saiba como salvar a camurça.

Limpar camurça exige algum cuidado para evitar danificar as suas peças preferidas. Por incrível que pareça, a água pode fazer mais mal do que bem e provocar manchas irreversíveis. Se não o fizer com cuidado, corre o risco dos seus sapatos ou casacos ficarem com um aspeto velho, desgastado e desbotado. Mas, então, qual é a melhor forma para limpar a camurça? Chegou ao sítio certo.
 

3 Dicas para limpar sapatos de camurça

 

1. Uma boa escova

Vai precisar de uma escova de boa qualidade para limpar a camurça que deve ter um lado mais duro para remover detritos e outro mais suave para escovar (procure nas lojas da especialidade). Comece por escovar os sapatos, sempre no sentido das fibras, para livrar da maior parte dos resíduos.

 

2. Corrigir danos

Se as pontas dos sapatos estão gastas, pode fazer movimentos mais vigorosos para a frente e para trás para remover fibras soltas. Porém, tenha o cuidado para restringir esta ação à zona danificada.

 

3. Como usar água

Se ainda assim, a sujidade não sair, pode usar água, no entanto, com alguns cuidados. Humedeça uma escova de cerdas macias e passe em todo o sapato, mesmo nas partes que não estão sujas, para que não fique com quaisquer manchas. Coloque papel de cozinha dentro do sapato para mantenha a sua forma e deixe secar ao natural mas nunca exposto ao sol.

 

4. Hidratar a camurça

Se a camurça já está com um aspeto muito gasto, experimente passar um pouco de água com um pouco de condicionador branco por toda a área (muito pouco mesmo!) e depois remova todo o excesso com a ajuda de um pano humedecido. Tenha cuidado para não encharcar.

 

3 Dicas para limpar casacos de camurça

 

1. É importante escovar

Com uma escova própria para limpar camurça, com cerdas duras de um lado e suaves do outro, escove o casaco para remover resíduos e soltar as fibras. Em boas sapatarias ou sapateiros deve conseguir encontrar este tipo de escova.

 

2. Como remover manchas difíceis

Para limpar a camurça e remover manchas mais difíceis nos casacos, como suor, aplique uma camada fina de amido de milho em cima da mancha e deixe atuar durante a noite. As manchas são absorvidas pelo amido e depois é só escovar.

 

3. Limpar com vapor

Limpar a camurça com vapor é uma boa forma para se livrar das manchas, no entanto, é preciso cuidado para não encharcar a peça. Uma boa forma passa por colocar o casaco no quarto de banho durante o duche para aproveitar os vapores e depois escove-o.

 

Outras dicas importantes

A camurça não pode ser limpa com água e sabão que, a curto prazo, podem provocar manchas ou danificar o material. Tampouco é recomendado que use este tipo de material em dias de chuva.

Para evitar que os seus sapatos, casacos ou carteiras de camurça fiquem sujos, invista num produto impermeabilizante para o proteger de nódoas e da chuva. Este produto deve ser aplicado antes do primeiro uso e encontra-o a bom preço nas sapatarias Aldo.

Por fim, sempre que sujar uma pela de camurça, limpe-a imediatamente com a ajuda de uma escova para impedir que os resíduos entranhem e o estrago seja maior.
 

Tudo sobre casas com o motor de busca do Imovirtual


Veja também: