Como limpar os estofos do carro

Para limpar os estofos do carro pensamos que basta aspirar, contudo é preciso cuidar deles, já que nos abraçam em todas as viagens. Saiba como mantê-los limpos.

Como limpar os estofos do carro
Podem ser em pele ou tecido, mas lembre-se sempre de os limpar

Nos carros o exterior é importante, já que é aquilo que vemos inicialmente, contudo o interior torna-se mais importante se for o proprietário do carro, visto que é essa parte do carro que vai ver sempre que o conduzir ou for apenas passageiro. 
E algo muito importante são, sem dúvida, os estofos porque são responsáveis por tornar a viagem mais confortável. Há uns que são poltronas, outros bancos de jardim. 
Desta forma, é bom tê-los sempre em bom estado, sabendo que os tratamentos básicos são essenciais. Vamos então saber como limpar os estofos do carro.
 
Quer saber mais?
Mantenha-se a par das últimas novidades do setor automóvel. Registe-se no E-Konomista. As dicas, as novidades e as melhores soluções de seguros para o seu automóvel.

A limpeza

Os estofos do carro são muito vulneráveis a manchas, já que são eles que nos abraçam durante as viagens. Por vezes saímos de casa com pouco tempo e o pequeno almoço é tomado no percurso, e claro, há sempre travagens mais bruscas que entornam o iogurte líquido ou o sumo de laranja. Surge de seguia a necessidade de limpar os estofos do carro.
 
Há vários líquidos próprios para limpeza de estofos, disponíveis em grandes superfícies comerciais, contudo opte por produtos para a especialidade em lojas auto.
 

Estofos em tecido

Este tipo de estofos é mais barato na compra de um carro, mas é mais difícil de limpar já que a sujidade trespassa o tecido. Para o limpar os estofos do carro irá precisar de:
  • um aspirador
  • um pano micro fibras
  • uma escova para fatos
  • um APC (all purpose cleaner)
 
O método é fácil. Comece por aspirar os estofos de forma a retirar o máximo de sujidade possível. Ao aplicar o APC pode fazê-lo diretamente nos estofos usando a escova para fatos - para evitar puxar fios dos estofos - e no final limpar com o pano micro fibras. Ou então, aplique o APC no pano e esfregue na área suja. Desta forma evita que a limpeza seja tão abrasiva.
Lembre-se. Pode ter de repetir o processo até ficar totalmente limpo.
 

Estofos em pele

A limpeza deste tipo de estofos é mais fácil, já que as manchas são à superfície. Contudo a aspiração é essencial. De seguida basta passar um pano micro fibras húmido e com um pouco de sabão neutro ou com um produto de limpeza de estofos em pele e as manchas deverão sair com facilidade.
 

Limpar com regularidade

Vá limpando os estofos com regularidade já que, apesar de, por vezes, não se notarem as manchas é essencial retirá-las o mais cedo possível, porque podem tornar-se parte da decoração do seu carro de forma permanente.
 
Se tiver filhos ou amigos foliões, ou até belas adormecidas, prepare-se para ter trabalho a dobrar, já que pode ficar com manchas de comida, bebida e até baba no caso dos mais sonolentos.
Se quiser evitar trabalho extra opte por um carro de dois lugares: limpar os estofos do carro vai ser mais rápido.
 
Veja também: