Como limpar faróis embaciados

Faróis embaciados não permitem o bom funcionamento das luzes, para isso deverá limpá-los e prevenir este problema no futuro apostando em bons vedantes.

Como limpar faróis embaciados
Depois de limpar aposte na prevenção

Há pequenos problemas que quem conduz acaba por ter, tal como ter um farol embaciado. Isto acontece devido às mudanças de temperatura e humidade, o mesmo problema passa-se com os óculos quando vamos na rua com temperaturas baixas e entramos em casa.
 
Este tipo de problema dá sempre dores de cabeça para quem usa óculos. Para quem conduz, os faróis embaciados não permitem o bom funcionamento das luzes, algo essencial para ter uma boa visibilidade durante a noite.
Contudo este problema costuma aparecer durante a manhã, logo depois de a temperatura começar a subir, e não é nada agradável nem há tempo para limpar os faróis embaciados quando nos preparávamos para conduzir.
 
Nestes casos, deve resolver o problema e para isso há várias opções, desde pôr as mãos à obra ou fazer uma visita ao mecânico. Se optar pela primeira terá de desmontar o farol e proceder à limpeza da humidade dos faróis embaciados. Pode até nem precisar de utilizar as luzes, contudo juntando humidade com componentes elétricos o resultado não pode ser nada bom.
 

Como limpar a humidade usando as próprias mãos

Há duas opções, uma delas é limpar efetivamente a humidade com um pano, a outra é utilizando um secador para a fazer desaparecer, tal como acontece nos pára-brisas dos nossos carros através da ventilação.
 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação mais relevante.
Para limpar com um pano pode retirar a lâmpada do farol e utilizar aquele orifício para proceder à limpeza, através de uma pinça ou uma chave de fendas com o pano enrolado na ponta.
Se preferir o secador o processo inicial é exatamente o mesmo, no entanto irá utilizar o orifício para fazer soprar o ar quente através dele.
 
Depois de proceder à limpeza da humidade o próximo passo é a prevenção de situações iguais no futuro, já que não é agradável todo este trabalho quando se tem os faróis embaciados.
 

A prevenção

Depois da limpeza há que prevenir este problema, para isso é saiba que usualmente isto acontece devido a infiltrações, logo há que atacar a fonte do problema.
Por vezes o problema está nos vedantes do farol e nestes casos pode aplicar silicone por cima dos vedantes. Se quiser um trabalho mais "limpo" pode fazer uma visita ao mecânico para trocar as borrachas e colocar vedantes novos de forma a evitar novamente que os faróis fiquem embaciados.
 
Os faróis já estão limpos e funcionam a 100% prepare-se para ocupar o lugar do condutor e fazer a viagem de passeio ou para o trabalho.
 
Veja também: