Como limpar inox

Não sabe com limpar inox? Já tentou de tudo mas os tachos, panelas ou eletrodomésticos acabam sempre com manchas? É mais simples do que pensa.

Como limpar inox
As dicas certas para deixar o inox como novo.

O inox, ou aço inoxidável, é só vantagens: bonito, elegante, resistente, não precisa de muita manutenção, não escurece, enfim, é uma limpeza. Por isso, é um dos materiais preferidos nas cozinhas. Mas como limpar o inox? É aqui que este material que é tudo de bom, nos falha. Quem não tem os eletrodomésticos de inox manchados? Limpe com detergente ou apenas com água, acabam sempre como umas manchinhas.
 

Como limpar o inox?

O inox é muito resistente porém, para cuidar dos seus materiais em aço inoxidável, o ideal é não complicar, ou seja, quanto mais simples for a limpeza, melhor para o material. É preciso algum cuidado para impedir que fique manchado ou que perca o brilho. No entanto, é fundamentar limpar as peças em inox. Os materiais em inox têm uma película que os protege da corrosão, por isso, se estiverem sujos, essa proteção vai-se perdendo.

Há cuidados que deve ter sempre quando se trata de limpar peças em inox, como:
  • Para limpar o inox, use papel de cozinha ou um pano macio
  • Nunca use esfregões abrasivos para porque vai acabar com o material riscado 
  • Para evitar manchas, não cubra o material de inox com papel de alumínio 
  • Espere que o fogão arrefeça antes de o limpar
 

Como limpar inox em eletrodomésticos?

Para limpar fogões, micro-ondas, exaustores, frigoríficos ou outro eletrodoméstico em inox, use um pano húmido com um pouco de CIF creme e limpe as superfícies sujas. Depois, volte a limpar com  um pano húmido para retirar os excessos de detergente e deixe secar ou finalize com um pano seco.

Se os eletrodomésticos estiverem muito sujos, como no caso do fogão, por exemplo, coloque diretamente na superfície o CIF creme, deixe atuar alguns minutos e, depois, limpe com um pano húmido sem detergente, deixe secar ou finalize com um pano seco. 

Procure sempre seguir o sentido do polimento do inox para evitar aqueles riscos que ao fim de algum tempo de utilização acabam por surgir. Como já referimos, nunca use materiais abrasivos para evitar riscar e danificar o eletrodoméstico.

Para uma limpeza ainda mais simples, use o spray CIF Inox, pensado especificamente para limpar este material, garante que as suas peças em inox ficam livres de sujidade, gordura, manchas de água e recuperam o brilho sem esforço. Um pouco mais caro do que o produto anterior (que também encontra de marcas brancas) mas, neste caso, compensa.

Também lhe pode interessar: Como limpar a casa de banho
 

Como limpar inox em tachos?

Os trens de cozinha em inox são uma grande ajuda hoje em dia porque são muito resistentes e fáceis de lavar, no entanto, decerto já lhe aconteceu aparecem manchas na lateral ou no fundo dos tachos e panelas. Como limpar? O ideal é usar um produto específico para limpar inox de boa qualidade. Talvez não em todas as lavagens, se o seu orçamento não permite mas, de vez quando, é melhor fazer uma limpeza mais a fundo.

Se os seus tachos têm manchas já muito entranhadas, aqueça água no tacho, junte um pouco de CIF cremoso e deixe-a de molho durante algum tempo. Depois retire, lave com CIF cremoso para tirar qualquer resíduo e dar brilho, passe por água e limpe com um pano seco. Se for necessário, repita.

Uma pasta com bicarbonato de sódio e água também ajuda a restaurar os seus tachos em inox. Tenho o cuidado de esfregar suavemente, com uma uma escova macia e siga sempre o sentido do polimento do inox, ou seja, nada de movimentos circulares. Passe por água e limpe com um pano seco. 
 

Visite casas para compra e venda sem ter de sair do sofá!


Veja também: