Como limpar as jantes do carro

Sabia que ao limpar as jantes do seu carro pode estar a estragá-las? Siga o passo a passo para as limpar corretamente e ficarem a brilhar... como um diamante.

Como limpar as jantes do carro
Dicas sobre como o fazer e que líquidos usar

As jantes do seu carro podem ser da marca do automóvel, de marcas diferentes, podem ter muitos raios ou nenhum, podem até ser prateadas, brancas, pretas ou verdes, podem ter a cor que quiser, mas uma coisa devem ser sempre: limpas.
 
Os carros e a indumentária vivem realidades semelhantes. Ora vejamos, quando se usa um fato - aqui falo para os homens - os sapatos são uma peça muito importante. Uns bons sapatos e um fato de gama média fazem um melhor conjunto do que um bom fato e uns sapatos medianos. Este pequeno pormenor, que andamos a passear pelo chão, faz toda a diferença. Também nos carros, no que concerne ao visual, as jantes podem fazer toda a diferença.
 

Como fazer as suas jantes brilhar

As jantes estão muito próximas da estrada e tendem a sujar-se mais do que o resto do carro, em especial as duas da frente, tendo em conta que os travões frontais são mais ativos e os calços geram mais pó.
 
Para limpar as jantes há alguns acessórios que podem facilitar o trabalho, bem como algumas coisas a não fazer para manter o bom aspeto, tenham elas muitos raios como as tradicionais da BMW ou sejam mais "divertidas" como as do Volkswagen Golf GTI.
 
Há várias sugestões, mas antes de qualquer coisa lave o seu carro normalmente, depois basta conseguir um pouco de tempo para tratar das jantes.
 

Siga estes passos:

  • Lavar apenas com um jato de água para retirar poeiras que poderão arranhar as jantes quando esfregar.
  • Usar uma esponja para retirar a sujidade. Pode utilizar sabão, ou um líquido específico para limpeza de jantes, mas opte por detergentes que não tenham uma base de ácido, pois podem estragar a jante.
  • Caso seja necessário, pode utilizar também escovas próprias para a limpeza das jantes para chegar a locais mais difíceis.
  • Basta passar por água e secar com um pano de microfibras ou camurça.
 

Os líquidos

Há receitas próprias para lavar as jantes do seu carro, líquidos feitos para essa finalidade, contudo há quem utilize líquidos tira gorduras para fazer a limpeza, já que são mais baratos.
Se optar por fazer a compra no corredor dos produtos para a casa recorde-se de fazer uma solução com água. Como se lê nas receitas, adicione um copo do líquido tira gorduras e 3 de água, pois estes líquidos são muito abrasivos, podendo danificar as jantes.
 
Veja também: