Como limpar o frigorífico de forma simples e eficaz

Já imaginou a sua vida sem ele? Saiba como limpar o frigorífico de forma irrepreensível.

Como limpar o frigorífico de forma simples e eficaz
Não descure a limpeza deste eletrodoméstico!

Limpar o frigorífico não é das tarefas mais agradáveis, no entanto torna-se essencial mantê-lo asseado e ‘’em forma’’. Se já leu as nossas dicas de limpeza doméstica, está na altura de explorar alguns truques para manter o seu frigorífico higienizado e a brilhar!
 

Como limpar o frigorífico como um profissional

 

Prevenir derrames e outras fontes de sujidade

Antes de mais, é importante ter cuidado com a forma como acomodamos os alimentos no frigorífico. Sendo um aparelho bastante sujeito a odores e derrames, é essencial que limpemos estes últimos mal aconteçam, para evitar que sequem e se tornem mais difíceis de remover, bem como acomodar os alimentos em recipientes fechados, quer sejam sobras de comida ou carne/peixe que esteja a descongelar. Verificar diariamente se há alimentos estragados ou fora de prazo que estejam a provocar odores desagradáveis também deve fazer parte desta manutenção. Conseguirá, assim, um frigorífico organizado e liberto do que já não deve lá estar. 

Veja também: O que não deve guardar no frigorífico

 

Porta do frigorífico: vistoria semanal

A manutenção e limpeza da porta do frigorífico deve ser feita semanalmente. As esquinas e bordas devem ser limpas com um pano embebido em líquido de lavar a loiça e água. Insista nos puxadores e preste atenção a marcas de impressões digitais que possam existir nesta zona do frigorífico. 


 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si as melhores dicas de poupança e organização familiar.
 

De 3 em 3 meses, limpeza a fundo

Elemento essencial em qualquer cozinha, o frigorífico deve ser limpo a fundo a cada 3 meses. Para isto irá precisar de bicarbonato de sódio, uma esponja e pano macio, escova e pasta de dentes e água quente.
 
  • Passo 1: Desligue o frigorífico e esvazie-o;

  • Passo 2: Remova as prateleiras e gavetas, deixe-as por uns minutos à temperatura ambiente e lave-as com uma solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada ¼ de água morna numa esponja. Não é aconselhável fazer a limpeza destes elementos na máquina de lavar loiça. Deixe que fiquem bem secos antes de os voltar a colocar no frigorífico;

  • Passo 3: Lave todo o interior do aparelho de cima para baixo embebendo um pano macio numa solução de limpeza também constituída por uma mistura de 2 colheres de bicarbonato de sódio para cada ¼ de água quente. Desta forma vai higienizar perfeitamente o seu frigorífico e também eliminar todos os maus odores que este possa apresentar;

  • Passo 4: Se existirem machas secas no interior do aparelho, aplique sobre elas a solução acima referida com um pano húmido e deixe atuar cerca de 10 minutos, sempre com a porta do equipamento aberta;

  • Passo 5: Preste atenção às costuras das prateleiras e à vedação de borracha da porta. É aqui que a velhinha escova de dentes vai entrar em ação; coloque a pasta de dentes em cima da borracha do frigorífico e espalhe-a esfregando, de seguida, com a escova. A pasta de dentes e um ótimo detergente, desodorizante, anti-séptico e anti-bacteriano, fazendo com que a borracha do frigorífico fique limpa, branca e desinfetada.

Agora que já sabe como limpar o frigorífico de forma simples e eficaz, não se esqueça de acomodar devidamente o seu conteúdo. Frascos, garrafas e outras embalagens deverão regressar ao frigorífico limpos e secos. É essencial que, no momento em que voltar a ligar o aparelho, o seu interior esteja completamente seco. Se ainda assim, depois de limpar o frigorífico, notar que permanece um odor desagradável, espalhe alguns grãos de café numa das prateleiras, feche a porta do equipamento e deixe atuar até que o cheiro desapareça totalmente. 


Veja também: