Como limpar os vidros do carro de forma eficaz

Quer saber como limpar os vidros do carro de forma simples e rápida? Temos as dicas e sugestões que procura.

Como limpar os vidros do carro de forma eficaz
Truques e dicas para limpar e evitar manchas

Quem nunca desesperou com aquelas manchas persistentes nos vidros dos carros que teimam em distrair-nos e chatear-nos? Para evitar dores de cabeça, é importante saber como limpar os vidros do carro corretamente.

Sem manchas e quase transparentes: é desta forma que gostamos de ter os vidros do carro. Existem algumas técnicas que pode aplicar a baixo custo e que prometem resolver este problema. Está na altura de tirar apontamentos.

Como limpar os vidros do carro? Estes truques são infalíveis

É extremamente importante manter os vidros do carro sempre limpos: não apenas por uma questão de higiene mas também de segurança, já que a sujidade atrapalha a visibilidade e a resposta rápida do condutor nos casos iminentes de acidente.

Ainda assim, não precisa de gastar uma fortuna em materiais de limpeza. As opções do mercado são variadas mas só necessita de ter consigo um pano de microfibras e um limpa-vidros. Aplique o produto, limpe com firmeza até secar (para não deixar marcas) e confira na hora o resultado.

Para manchas mais difíceis, experimente aplicar sumo de limão no vidro: corte este fruto a meio e passe na superfície do vidro. Deixe atuar uns minutos e, de seguida, aplique o limpa-vidros e passe o pano de microfibras.

Se preferir, pode optar por utilizar folhas de jornal. Aplique o limpa-vidros e esfregue com as respetivas folhas até garantir que todas as manchas são eliminadas.

Se não tem limpa-vidros, experimente aplicar álcool ou até mesmo vinagre (tenha atenção à quantidade utilizada, pois pode deixar algumas marcas de gordura) e limpe com as folhas de jornal.

Mas ainda há mais truques que deve memorizar se quer saber como limpar os vidros do carro. Se as manchas são persistentes (como as de calcário, por exemplo), experimente utilizar lã de aço: com o vidro seco, limpe vigorosamente para retirar as manchas que não saíram com a primeira lavagem. Poderá ter de repetir o processo algumas vezes, por isso, não desespere.

Que produtos devo utilizar?

Hoje em dia, o mercado oferece imensos produtos que prometem ajudá-lo nesta tarefa. Desde descongelantes, que facilitam a remoção de gelo do para-brisas no inverno, aos repelentes de chuva, que permitem que as gotas de água não adiram ao vidro, soluções não faltam.

Ainda assim, os panos de microfibras são os mais indicados já que não largam pelo e tornam a limpeza mais fácil e rápida.

Todos estes produtos podem ser encontrados em qualquer grande superfície ou, se preferir, pode adquiri-los em lojas da especialidade. Se costuma optar por produtos biológicos, diversas marcas já disponibilizam versões amigas do ambiente.

Agora que já sabe como limpar os vidros do carro, não se esqueça de garantir a limpeza do interior do veículo para garantir que todas as suas viagens são confortáveis e tranquilas.

limpar vidros do carroFonte da imagem: I Love Engineering

Cuidados a ter depois de limpar os vidros

Evite colocar os dedos nos vidros

Estas marcas não vão desaparecer facilmente e podem ser bastante incomodativas, retirando-lhe a atenção daquilo que é mais importante: a estrada.

Utilize um anti-embaciante no interior 

Desta forma, evita o embaciamento dos vidros e melhora a visibilidade. Pode também utilizar um método DIY ao colocar sílica gel, que é utilizado como suplente da areia para os gatos, envolvido num pano – pode também usar meias, já que facilitam o trabalho. Este absorvente vai evitar que os vidros fiquem embaciados.

Utilize um repelente no exterior

Um repelente vai-lhe dar maior visibilidade em dias de chuva, evitando que a água se “agarre” ao vidro.

Tenha sempre o reservatório do limpa-vidros cheio

Ao manter o reservatório cheio, vai garantir que o líquido não acaba de um dia para o outro e que pode limpar, com regularidade, o para-brisas. Desta forma, evita que a sujidade se acumule.

Veja também: