Como limpar o PC como um profissional

Gostava de saber como limpar o seu PC mas não sabe como? Siga as nossas dicas!

Como limpar o PC como um profissional
O hardware também precisa da sua atenção!

Todos sabem que aquilo que é estimado tende a durar mais tempo. Certo? Então porque não faz o mesmo com o seu computador? Siga as nossas dicas para limpar o seu PC. Se aspira a casa, se muda o óleo ao carro, se até dá umas corridinhas para cuidar da máquina que é o seu corpo… porque não tomar conta do seu PC também? Livre-se do pó e de outras ameaças que colocam em causa o hardware (a parte física) do seu computador.

Algumas sugestões e dicas para limpar o seu PC


Atenção! É essencial que o PC não esteja ligado à corrente e se encontre completamente desligado. Não quer apanhar um choque, certo? Para além disso, é também muito importante que evite utilizar água para limpar as peças do seu PC. Não nos vamos pôr em aventuras, certo?

Reúna uma série de material que lhe possa parecer útil para limpar o seu PC. Nós sugerimos panos sem fiapos como aqueles que costuma utilizar para limpar os óculos, palitos de dentes, cotonetes, aspirador, pincel... tudo pode servir se forem tomadas as devidas precauções. Por fim, tente comprar uma lata de ar comprimido. São bastante úteis para remover sujidade!

 

Teclado e rato

O teclado e o rato são dois dos periféricos mais sujos que podemos possuir num computador. Já reparou na quantidade de vezes que os utiliza sem lavar as mãos? E nas pequenas frestas que os dois possuem e onde pode caber toda a pequena sujidade?

Limpar o rato é bastante fácil. Em princípio, deverá passar apenas o pano sem fiapos que lhe sugerimos em cima. O teclado já é mais complicado… Em primeiro lugar, desconecte-o e leve-o para um lugar que se possa sujar. Vire o teclado ao contrário e abane até sair alguma sujidade. Se for preciso, dê pequenas pancadas para forçar a saída dessa mesma sujidade. Depois, pode utilizar a lata de ar comprimido para retirar a sujidade que se manteve. Se não possui uma lata pode sempre utilizar a parte com cola de um post-it!

 

Cabos

Os cabos são fáceis de limpar. Basta passar um pano seco nos cabos para que estes fiquem limpos. Nas extremidades, tente limpar com a lata de ar comprimido.

 

Monitor

O seu monitor é como as lentes dos seus óculos! Para além do pó também consegue ficar cheio de dedadas. Porquê? Ninguém sabe. Para o limpar, pode arranjar líquidos específicos em lojas especializadas. Depois, basta usar um pano seco e passar pelo ecrã. Tenha cuidado com a pressão que aplica para não danificar o monitor caso seja um LCD!

 

CPU

Chegámos à parte mais importante! Limpar os diversos componentes que se encontram dentro do seu PC é essencial para o desempenho do mesmo. Remova os parafusos necessários e abra a caixa do seu PC. Atenção… só deve fazer isto se o computador não estiver ligado à corrente. Utilize os cotonetes, um pincel, os palitos, o aspirador ou até a lata de ar comprimido para limpar toda a sujidade existente. Está mesmo cheio de pó, não está?

Limpar o seu PC não é um “rocket science”, como se costuma dizer. É bem mais fácil do que parece mas também não é uma tarefa assim tão simples porque exige bastante cuidado. Se não estiver à vontade ou se não tiver a certeza de como proceder, nada como pedir ajuda a um especialista!


Veja também: