Como limpar prata

Julga que limpar prata é um bicho-de-sete-cabeças? Na verdade, quase não precisa fazer nada para deixar as suas pratas a brilhar.

Como limpar prata
11 Formas de deixar a prata a brilhar.

Não sabe como limpar prata? É muito simples e não precisa de gastar nem mais um euro em ourivesarias para limpar as suas peças. Claro que a melhor forma para não ter que limpar prata é usar com regularidade os brincos, talheres, taças ou pulseiras. Mas não se preocupe, há várias soluções simples e baratas. Os truques para limpar prata que apresentamos de seguida parecem um pouco estranhos mas funcionam mesmo!
 

11 Truques para limpar prata como um profissional

 

1. Folha de alumínio

Num recipiente forrado com folha de alumínio, coloque uma colher chá de sal, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma chávena de água a ferver e meia de chávena de vinagre branco. Coloque as peças nesta mistura, certifique-se que todas estão em contacto com a folha de alumínio, e aguarde cinco minutos.

 

2. Detergente da roupa

Um truque semelhante ao anterior: basta forrar um recipiente com folha de alumínio, encher com água a ferver, colocar uma colher de sopa de detergente da roupa em pó e colocar a prata durante um minuto. Passe por água e deixe secar. 

 

3. Ketchup

Coloque um pouco de ketchup numa folha de papel e esfregue, com cuidado, as zonas manchadas. Se a prata não começar a ficar mais brilhante, deixe o ketchup repousar durante 15 minutos. Depois, esfregue com um pano microfibras, passe por água e seque. Se as peças tiverem relevo, use uma escova dos dentes para chegar a todas as ranhuras.

 

4. Amido de milho

Vá juntando água e amido de milho até obter uma pasta. Com um pano húmido, aplique a pasta nas peças, deixe secar, depois, esfregue com algo ligeiramente abrasivo, como uma toalha e as suas pratas ficam como novas.

 

5. Pasta dos dentes

Para limpar prata, coloque um pouco de pasta dos dentes num pano e esfregue delicadamente as peças. Passe por água e vai ver que as suas pratas estão a brilhar!

 

6. Limpa-vidros

Coloque limpa-vidros num pano ou numa escova de dentes e limpe as suas peças de prata. Deve fazê-lo com alguma delicadeza. Este simples truque deve deixar as suas pratas como novas.

 

7. Condicionador de cabelo

O melhor mesmo seria que as pratas nunca mais ficassem manchadas, verdade? Experimente, colocar condicionador do cabelo num pano para depois aplicar nas peças de prata já limpas.

 

8. Giz

Os seus serviços vão manter-se brilhantes se, no mesmo armário, guardar pedaços de giz. O giz absorve a humidade e impede que as peças de prata fiquem manchadas. 

 

9. Amoníaco

Num recipiente coloque uma chávena de água quente e meia chávena de amoníaco. Deixe repousar durante 10 minutos, lave e seque.

 

10. Vinagre

Num recipiente, coloque meia chávena de vinagre branco e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe as peças de prata a repousar nesta mistura durante duas ou três horas. Lave com água fria e seque bem.

 

11. Sumo de limão e sal

Deixe as peças de prata, durante a noite, numa mistura com uma colher de sopa de sumo de limão, meia chávena de leite em pó e uma chávena e meia de água.

Visite casas para compra e venda sem sair do sofá


Veja também: