Como limpar tachos queimados

Se pensa que um tacho queimado nunca mais volta a brilhar como antes, experimente as nossas dicas para fazer desaparecer todas as manchas.

Como limpar tachos queimados
Dicas para deixar tudo a brilhar

As razões para ter um tacho queimado podem ser várias. O certo é que limpar tachos queimados é uma dor de cabeça. Contudo, se aplicar as nossas dicas verá que a tarefa se torna muito mais fácil e terá de volta os seus tachos a brilhar.


Dicas infalíveis para limpar tachos queimados


1. Com água e sal

Quando o tacho está apenas queimado em algumas partes, ou seja, com alguns resíduos queimados agarrados ao fundo do tacho, a utilização de água e sal costuma ser bastante eficaz. Basta limpar bem o tacho de restos de comida e faça uma pré-lavagem com água e detergente.

Depois, deixe o tacho de molho durante alguns minutos (geralmente 15 minutos é o suficiente) com água bem quente e três colheres de sopa de sal. Passado esse tempo, esfregue com uma escova e verá que todos os resíduos sairão com facilidade. Se, ainda assim, persistirem alguns pedaços queimados, repita o processo.



2. Com vinagre

Já todos sabemos que o vinagre tem muitas outras utilizações além da que normalmente desempenha nos temperos culinários. Pela sua acidez, é também muito eficaz em termos de limpeza.

No caso de o tacho queimado ser de inox, a melhor solução para o lavar é mesmo pô-lo ao lume com um copo de vinagre branco e deixar ferver alguns minutos. Depois, basta deixar arrefecer e esfregar com uma escova ou esponja. No final, termine com detergente como habitualmente.



3. Com detergente

Outra dica eficaz para limpar tachos queimados é a utilização de detergente de uma forma menos convencional. Coloque um pouco de água quente no tacho queimado e junte também um pouco de detergente de lavar a louça. Leve ao lume brando e deixe ferver um minuto. Tire do lume e, depois de arrefecer, esfregue com uma esponja ou, nos casos mais graves, com palha de aço.



4. Com bicarbonato de sódio

Já vimos em outros artigos como o bicarbonato de sódio pode funcionar como um excelente aliado em várias atividades de limpeza na nossa casa. De facto, também é muito útil para limpar tachos queimados.

O processo é mais ou menos similar aos anteriores, isto é, coloque o tacho queimado com um pouco de água e bicarbonato de sódio ao lume, deixe ferver e, depois de arrefecido, esfregue com esponja ou palha de aço. A remoção das manchas é muito mais rápida.

Assim, as nossas dicas para limpar tachos queimados facilitar-lhe-ão a tarefa de devolver o brilho aos seus tachos. Experimente as várias técnicas e veja qual resulta melhor com os seus tachos, ou use-as mediante aquilo que tem disponível em casa.

Veja também: