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Como livrar-se do stress no trabalho?

É daquele tipo de pessoa que deixa o stress tomar conta de si? Algumas pequenas mudanças de hábitos podem ajudá-lo a transformar o seu trabalho numa área livre de stress.

Como livrar-se do stress no trabalho?
Mantenha o seu equilíbrio
  • Está cientificamente comprovado que trabalhar constantemente num ambiente de stress pode ter efeitos negativos sobre a saúde

As rotinas, a gestão do tempo, as tarefas diárias e os imprevistos são apenas alguns dos fatores que contribuem para a acumulação do stress nas vidas das pessoas. Para algumas, viver neste estado sobre pressão ajuda-as a ter melhor resultados e para outras, é um fator prejudicial que afeta a produtividade a longo prazo.
 
Em qualquer dos dois casos, está comprovado que passar o dia num ambiente de trabalho caracterizado pela pressão e o stress constante pode ter efeitos negativos sobre a saúde. Por isso, aprenda algumas técnicas simples que o vão ajudar manter o equilíbrio enquanto trabalha.

 

5 passos para se livrar do stress

 

1. Ignore os conflitos

Os conflitos podem ser mais ou menos frequentes em função da empresa, mas o importante é que tem de se manter afastado deles. Foque-se no seu trabalho e que seja este a falar por si em lugar de se posicionar pelo lado dos boatos.
 

2. Faça uma pausa

Após vários meses ou anos a trabalhar, já se deve ter apercebido do ritmo do seu próprio corpo, isto é, aquelas horas em que está mais concentrado e aquelas em que se sente mais cansado e os resultados são piores. Tendo isto em conta, faça uma pequena pausa mesmo quando o trabalho é tanto que não consegue parar um minuto. Dedicar apenas uns minutos a respirar fundo e a pensar em outra coisa vai ajudá-lo a diminuir o nível de stress e vai aumentar a sua produtividade.
 

3. Desabafe

Se trabalhar constantemente sob um nível alto de pressão já tem consequências negativos sobre a sua saúde, estes efeitos aumentam exponencialmente se não comunicar frequentemente. Não é apenas desabafar mas sim falar com a pessoa responsável para procurar soluções e reduzir o stress no ambiente de trabalho.
 

4. Assuma e controle a sua adição ao email

Já pensou quantas vezes consulta a sua caixa de entrada por hora? Isto inclui também as vezes que vê o telemóvel enquanto está em casa, num jantar ou até na cama. Organize o seu dia de maneira a ter momento específicos para ler e responder aos seus emails. Desta maneira vai conseguir ser mais eficiente tanto na consulta de emails como no resto do seu trabalho.
 
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5. Aprenda a dizer NÃO

É normal e espera-se de todo empregado que este queira dar sempre o seu melhor e mostrar que consegue ser responsável por várias tarefas. No entanto, há uma estreita linha entre o assumir desafios e sobrecarregar-se até o ponto em que não consegue cumprir com as suas responsabilidades. Por isso, é preferível focar-se num determinado número de tarefas que sabe que consegue fazer sem que o stress tome conta de si.
 
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