Publicidade:

Como manter o peso no Natal e evitar os excessos

Saber como manter o peso no Natal pode ser difícil, mas com estas dicas é mais fácil evitar os excessos típicos das festas.

Como manter o peso no Natal e evitar os excessos
Faça escolhas inteligentes

Saber como manter o peso no Natal pode preocupar quem lutam para se manter saudável e em forma ao longo do ano, afinal, na época das festas a variedade de confraternizações duplica e fica difícil saber como resistir a tantas opções deliciosas.

Como manter o peso no Natal?

Se for viajar, prepare o seu próprio snack

travel

Seja de avião, carro ou comboio, embale em casa o próprio lanche para o caminho. Sandes, frutos secos e barras de cereais são opções que ajudam a evitar a vontade de comer hambúrgueres e lanches mistos durante a viagem.

Planeie as refeições

cook

Se sabe que terá uma refeição com muita fartura em alimentos com mais gordura, planeie o dia para que o almoço seja mais leve e compense o jantar, por exemplo. Assim, é mais fácil controlar o consumo de determinados ingredientes e evitar os excessos.

Faça modificações nas ementas

dinner

Se prepara a comida da família e não sabe como manter o peso no Natal, aproveite para fazer pequenas alterações na ceia. Introduza mais vegetais, molhos mais leves à base de iogurte, utilize menos gordura saturada na preparação dos assados e opte por mais alimentos cozidos.

Evite os hidratos a partir das 18h

hidratos

Esta dica talvez seja uma das mais difíceis de seguir, no entanto, pode contribuir muito para evitar os excessos. Evite os pães, o arroz e as batatas durante os jantares e opte pelos legumes e vegetais disponíveis.

Modere nas bebidas alcoólicas

friends

Cervejas, vinhos e espumantes são consideradas calorias vazias: não contribuem com nenhum tipo de nutriente essencial para o corpo e ainda são ricas em hidratos e açúcares. Pense nisso sempre que decidir beber mais um copo.

Escolha o aperitivo certo

nuts

Frutos secos são ótimos para a saúde, mas devem ser consumidos com muita moderação. Um punhado de amendoins possui, em média, 150 calorias. Opte pelas azeitonas: cada unidade possui apenas 3 calorias. Apesar disto, não exagere! As azeitonas também devem ser consumidas com cuidado pois possuem um alto teor de gordura.

Movimente-se!

running

Está na dúvida sobre como manter o peso no Natal? Lembre-se que manter-se ativo é essencial, ainda que a atividade não permita queimar uma quantidade substancial de calorias. Pequenas caminhadas, yoga, exercícios de condicionamento físico que possam ser praticados na sala de casa, tudo isto ajuda a evitar o sedentarismo, a manter o corpo a funcionar bem, diminui a retenção de líquidos e auxilia na queima de gordura.

Beba água

water

Apesar do frio, beber muita água é importante para evitar a retenção de líquidos, menos estragos na pele e o bom funcionamento do sistema digestivo, uma vez que é inevitável o consumo de alguns alimentos diferentes da dieta regular.

Não seja radical

friends

É uma época festiva e as dietas baseadas na proibição alimentar podem ter o efeito contrário ao desejado e aumentam a vontade de comer algumas coisas. Seja moderado e tente sempre fazer escolhas inteligentes. Alguns restaurantes possuem ementas específicas para quem está num controlo alimentar mais rigoroso, não deixe de perguntar.

Veja também: