Como melhorar o desempenho do PC

Horas de frustração e murros na mesa… tudo por causa da lentidão do seu computador. Consegue identificar-se com este cenário? Saiba como melhorar o desempenho do PC

Como melhorar o desempenho do PC
Há várias formas de deixar o seu PC mais rápido!

Sabia que um PC mais rápido interfere diretamente com o nosso desempenho na realização de várias tarefas. Quem é que nunca perdeu as estribeiras com um PC que mais parecia um caracol sonolento? Não é muito melhor dar uma ordem ao PC e ver essa ordem a ser imediatamente executada? Até consegue ganhar tempo para outras coisas! Saiba como melhorar o desempenho do PC com alguns passos bastante simples!
 

6 Passos para melhorar o desempenho do seu PC

 

1. Ajuste as definições de energia

Os computadores costumam trazer vários perfis de utilização que permitem ao utilizador ajustar o desempenho do PC tendo em conta a energia que lhe é fornecida. Se pressionar com o botão direito do rato sobre o ícone da bateria, no canto inferior direito do seu ecrã, vai encontrar as “opções de energia”. Se escolher essa opção pode encontrar vários perfis como “Alto desempenho”, “Normal”, “Poupança de energia”, entre outros. Escolha o perfil de acordo com as suas necessidades e com o nível de bateria que possuir!

 

2. Ajustar os efeitos visuais

Este passo é bastante simples e pode fazer maravilhas em relação ao seu computador! Abra as “Opções de desempenho” (pode aceder às mesmas através das propriedades do sistema) e na janela que se abra pode definir até que ponto é que pretende que os efeitos visuais interfiram com o desempenho do PC. É engraçado e bonito ter vários efeitos ao efetuar alguma ação dentro do seu sistema operativo mas isso tem um custo em relação ao desempenho do seu PC…

 

3. Faça uma limpeza do disco

Depois de muito tempo de utilização, é normal que o disco do seu computador fique cheio de “lixo”. Ora, nada como fazer uma limpeza do disco para melhorar o desempenho do PC. Como é que isto se faz? Aceda ao painel de controlo e escolha a opção “Sistema”. Está a ver onde diz “Índice de Desempenho Windows”? Carregue sobre essa hiperligação que o vai levar a uma nova janela onde, do lado esquerdo, vai estar escrito “Abrir limpeza do disco”. Agora, é só seguir os passos!

 

4. Desfragmentar o disco

Atenção… este processo pode tornar o seu computador bastante lento pelo que aconselhamos que deixe o seu computador a desfragmentar o disco durante a noite ou durante um período em que não precisa dele. Pressione o botão iniciar e escreva “Desfragmentador de disco”. Conseguiu? Veja o estado atual do disco que pretende desfragmentar e, se for necessário, faça-o. Isto vai melhorar o desempenho do PC!

 

5. Cuidado com os vírus e com o malware!

Apesar de já terem sido escritos há algum tempo, estes dois artigos contiuam bastante atuais e podem ajudá-lo a livrar-se dos vírus e do malware que podem infetar o seu computador. Saiba quais são os melhores antivírus grátis e como remover malware. Se pretende um desempenho bem melhor, este é um passo que não pode deixar passar!

 

6. Melhore o hardware do seu PC

Todos os componentes físicos do seu PC também interferem com o desempenho do mesmo. Não percebe nada disso? Nada como pedir ajuda algum entendido. E se não quer gastar dinheiro num PC novo, nada como melhorar o processador que possui ou adicionar alguma memória RAM. É fácil? Nem por isso… Não tenha medo de pedir ajuda, os resultados podem ser surpreendentes!
 

Novos Gadgets e os últimos gritos tecnológicos com a Subscrição da Newsletter do E-Konomista


Veja também: