AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como mostrar ao seu chefe que merece um aumento?

Se quer provar ao seu chefe que merece um aumento, estas dicas podem ajudá-lo.

Como mostrar ao seu chefe que merece um aumento?
Qualquer profissional ambiciona um aumento, mas por vezes para o conseguir tem que mostrar que o merece.

Quem não gostaria de receber um aumento salarial? Ou ainda, quem acha que merece um aumento?

O que não falta certamente são “dedos no ar”. Aliás, qualquer profissional (ou quase todos) julgam ser merecedores de um salário melhor. Seja porque é um colaborador dedicado e empenhado ou porque tem anos de experiência, razões não faltam e todos terão as suas. Mas nem sempre é fácil conseguir esse tão desejado aumento que pode, inclusivamente, fazer toda a diferença no orçamento mensal. Ainda assim, não deixe que isso o impeça de tentar a sua sorte.
 

4 Dicas para provar que merece um aumento

Para muitos profissionais falta de aumentos salariais é vista, muitas vezes, pelos profissionais como falta de reconhecimento ou de valorização profissional. E, ainda que praticamente todos acreditem que merecem um aumento, nem todos têm a coragem de o “pedir”. E depois convenhamos que bater à porta do gabinete do chefe para lhe dizer que querem (ou merecem) um aumento de salário, não é a conversa mais “confortável” para se ter e pode até colocá-lo numa posição delicada. Mas há outras formas de lá chegar. O segredo: chamar a atenção do seu chefe para o seu valor e mostrar-lhe que – sem qualquer dúvida – merece esse aumento. As nossas dicas podem ser uma boa ajuda.

 

1. Melhore os pontos que tem a melhorar

Todos os profissionais são sujeitos a avaliações constantes. Se quer mostrar que é merecedor de um aumento salarial, comece por pedir feedback dessas avaliações às suas chefias, para saber quais os aspetos que deve melhorar e trate de implementar as medidas corretivas e de melhoria necessárias para que a sua evolução seja notória. Sabe o que dizem: “contra factos não há argumentos”. Se estiver sempre a melhorar, os seus chefes não terão como lhe negar o merecido aumento.

 

2. Liste as suas conquistas

Analise o seu último ano na empresa e liste todos os seus feitos profissionais e contribuições para o sucesso da empresa. Sejam ideias, melhorias (sejam elas em termos de trabalho, lucros para a empresa ou satisfação dos clientes e/ou colegas, etc.). Esta lista deve ser a mais detalhada possível, para que as suas chefias possam quantificar o seu contributo para a empresa.

 

3. Ultrapasse os seus objetivos

A primeira coisa que muitos lhe dirão é que deve procurar novas oportunidades, novos projetos e/ou responsabilidades dentro da empresa para mostrar o seu valor. Sim, deve fazê-lo. Mas, se isso não for possível, porque essas oportunidades, projetos ou responsabilidades não estão disponíveis de momento, não desespere, porque nada está perdido.

Como sabe, muitas das vezes, as chefias precisam de ser “lembradas” do valor dos seus colaboradores, por isso, analise os objetivos que a empresa lhe estabeleceu e trate de os cumprir e, se possível, ultrapassar. Como? Isso depende da sua área. Se trabalha na área comercial pode, por exemplo, ultrapassar os objetivos de venda ou angariar mais clientes para a empresa; se trabalha num cargo de gestão pode tentar melhorar os métodos e fluxos de trabalho. Enfim, trate de analisar o seu trabalho e as suas funções e veja o que pode fazer que o ajude a destacar-se dos restantes, para merecer esse aumento. Lembre-se que o objetivo é chamar a atenção das suas chefias e provar que merece mais do que está a ganhar neste momento. Ir além das expectativas é uma boa forma de o fazer.

 

4. Prepare-se para negociar

Negociar um ordenado não é nada fácil. Um “passo em falso” e vai tudo “por água abaixo”. Por isso convém estar preparado, para não falhar na “hora h”. Avalie a sua posição e situação dentro da empresa, considere as regalias oferecidas, enfim aperfeiçoe a arte de negociar. Aproveite e leia as nossas dicas.

 
E então, merece um aumento? Então de que está à espera?


Veja também: