Quer ser um novo Empreendedor?

Crie o seu próprio emprego. Saiba tudo subscrevendo a nossa Newsletter de Empreendedorismo.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

Como motivar os empregados

Se pensa que a melhoria salarial é a única forma de motivar os seus colaboradores, está enganado. Existem outras maneiras de motivar os empregados.

Como motivar os empregados
É uma tarefa diária que exige atenção redobrada.

Nos dias que correm, saber como motivar os empregados é um grande trunfo. É que um elevado nível de motivação é sinónimo de uma elevada produtividade. Um bom gestor deve por isso conhecer bem a sua equipa.

Num mercado laboral extremamente competitivo e ainda a recuperar de uma crise financeira, como é o actual, investir no capital humano é essencial. Nunca como hoje foi tão importante ter uma estratégia eficaz de gestão na motivação dos colaboradores. Saber como motivar os empregados pode ser o factor x, aquele que distingue a sua empresa da concorrência.

Nunca se esqueça que são os colaboradores motivados que vão contribuir para o sucesso da sua empresa. Compete ao líder olhar pela sua equipa e assegurar que todos os membros se sintam satisfeitos, ao ponto de vestirem a camisola a 100 por cento.
 

5 dicas sobre como motivar os empregados

 

1. Dê o exemplo

Tão simples e tão ignorado. Se quer motivar os seus colaboradores, seja o primeiro a mostrar-se motivado. Não se iluda: o seu comportamento é observado e analisado por todos os que o rodeiam. O contacto diário, os emails que envia e a sua postura não passam despercebidos. Transmita uma mensagem positiva e cheia de energia através das suas acções.

 

2. Pare e ouça com atenção

Conhece bem todos os seus funcionários? Não! Resposta errada. É fundamental que dedique tempo a ouvir os seus colaboradores. Descubra quais são as suas ambições profissionais e tente conciliá-las com o crescimento da empresa. Esteja certo que esse investimento não passa despercebido. Eles vão-se sentir valorizados e vão esforçar-se ainda mais.

 

3. Proporcione um bom ambiente de trabalho

A todos os níveis. Em termos físicos, proporcione aos seus funcionários um espaço confortável e seguro. Uma copa para que possam tomar café ou almoçar, evitando gastos extra, é um bom exemplo. Noutro plano, permita horários flexíveis, dentro do que é possível e razoável. Os pais vão agradecer. Dê folga no dia de aniversário. É uma ‘prenda’ muito apreciada.

 

4. Aposte no reconhecimento

Compreender como motivar os empregados passa muito por esta ferramenta. Um feedback positivo por um bom trabalho motiva qualquer um. O seu colaborador saberá que o seu esforço e dedicação foram estimados. Elogie e reconheça o mérito dos bons profissionais. Mas atenção: elogiar só por elogiar não. Vulgarizar essa atitude tem o efeito inverso.

 

5. Crie oportunidades

Liderar equipas ou projectos, aceitar desafios aliciantes são objectivos para muitos profissionais. Se a sua empresa oferecer oportunidades de crescimento e evolução na carreira aos colaboradores, estará certamente a fazer uma aposta segura na motivação. Será um estímulo extra. Incentive o empreendedorismo e delegue funções. Confie na sua equipa.


Veja também: