Como mudar de banco?

Se está a pensar mudar de banco, a verdade é que hoje em dia este já é um processo relativamente simples. No entanto, esteja atento a possíveis gastos que possa ter com esta transferência.

Como mudar de banco?
Saiba que hoje em dia já é fácil mudar de banco

Numa altura em que a instabilidade económica ainda se faz sentir, existem alguns bancos que estão a ser investigados na sequência do conhecido caso do Banco Espírito Santo. Se o dinheiro de grande parte das famílias portuguesas já é escasso, protegê-lo tem sido uma das preocupações primordiais das mesmas.

Por isso mesmo, mudar de banco tem sido uma recorrente nos clientes, que procuram mais segurança e mais garantias da instituição onde confiam o seu dinheiro. Saiba aqui como pode mudar de banco de forma rápida e eficaz.


Mudar de banco: a melhor forma para o fazer

Hoje em dia mudar de banco deixou de ser um problema. Grande parte dos bancos faz parte da Associação Portuguesa de Bancos que aderiu recentemente aos “Princípios Comuns para a Mobilidade de Serviços Bancários”, o que torna as regras de transferência de bancos mais fáceis.


Mude de banco em três passos


1. Abra uma nova conta

Se quer pedir transferência para um determinado banco, a primeira coisa que tem a fazer é abrir conta nessa entidade bancária. No entanto, antes de abrir a conta, indique qual o seu objectivo e informe-se de quais os custos e procedimentos associados a esta mobilidade.

2. Peça a transferência de serviços

Quando já tiver a conta criada no banco novo, peça no seu banco antigo a transferência de serviços. O seu novo banco irá pedir informações ao banco antigo, nomeadamente de serviços de pagamento, ordens de débito regulares, cobranças por débitos em conta, entre outros.

3. Conclua o processo 

Depois do novo banco já ter toda a informação que necessita, vai ser-lhe entregue uma lista com todos os serviços de pagamento autorizados que estavam associados à sua conta antiga. Este processo simplifica muito a transferência, que acaba por ser não só do dinheiro mas também de todos os serviços associados. No entanto, o cliente terá sempre de subscrever as ordens relativas aos serviços de pagamento, no prazo máximo de sete dias úteis.


O que precisa de saber…


1. Mudar de banco tem custos associados?

Existem comissões associadas a este serviço de transferência, mas que variam de banco para banco, por isso deve informar-se sobre tal. No entanto, saiba que o seu banco não pode cobrar taxas pelo encerramento da conta.

2. Quanto pode durar um processo de transferência?

Para trocar de banco, poderá ter de esperar até 14 dias, de forma que o processo fique concluído.


Saiba ainda que não pode fechar uma conta se:



Veja também: